ZF Superbanner - 13.08-13.11

Texto: Marcos Camargo

NETA é um nome que não soa como uma marca de carros. Muito menos uma marca de carros elétricos. No entanto, a NETA é uma das startups que mais cresce na China com dez anos de fundação e 400 mil veículos vendidos especialmente nos últimos anos. Agora a NETA que pertence ao grupo Hozon desembarca no Brasil querendo fazer frente aos modelos BYD e GWM e também aos recém anunciados Omoda Jaecoo e também Zeekr do grupo Geely.

A marca está em uma primeira fase de expansão além da China e está bem estabelecida na Tailândia (onde já tem uma fábrica e 13 mil carros vendidos em 2024) e outros 28 países e chega ao Brasil com uma promessa de lançamento de carros elétricos e híbridos de tecnologia acessível, desenvolver uma rede de concessionários e até abrir uma fábrica no Brasil.

“A Hozon é uma empresa de veículos de ‘nova energia’ no segmento automotivo com 9.000 funcionários e 3.000 pessoas dedicadas ao desenvolvimento e pesquisa” disse Wilson Sun, vice presidente de negócios globais da NETA.

Centro de peças, desenvolvimento e até fábrica

A NETA anunciou que terá no Brasil um centro de desenvolvimento e também um centro de peças porém o anúncio que deixou o mercado surpreso é o de uma fábrica por aqui até 2026. “A manutenção e uso dos carros elétricos é mais simples e fácil e vamos lançar carros inteligentes e de tecnologia mais avançadas no Brasil”, completou Sun.

Na China já existem mais de 130 concessionárias da marca com planos audaciosos de chegar a 500 concessionárias nos países onde atua. A Neta abriu um escritório em Hong Kong para coordenar a internacionalização para as regiões de Ásia e Pacífico, União Europeia e Oriente Médio.

O local para a futura fábrica no Brasil ainda não está definido mas segundo os executivos da NETA o anúncio ainda será feito este ano.

3 veículos

A NETA anunciou que terá três modelos em uma primeira fase de lançamento no Brasil. Sem confirmar modelos a expectativa é que tenhamos o GT esportivo elétrico, o Neta L que é um SUV híbrido e também um carro compacto.

O primeiro modelo da Neta é o GT, esportivo de visual arrojado e coeficiente aerodinâmico de 0,21CX. De porte grande com 4,71m de comprimento e 2,77m de entre eixos, tem motores elétricos de 462cv (na China há uma versão de 231cv) com 0-100km/h em 3,7 segundos e baterias de 74,4 kWh que podem render uma autonomia de 580km com uma recarga.

O NETA L é outra aposta da marca por aqui. Ele combina motor 1.5 turbo a gasolina combinado com motores elétricos de 231cv que rendem autonomia de 1300 graças a tecnologia EREV (Extended-Range Electric Vehicle) com baterias de 30kwh da CATL.

 

“A maioria dos produtos que temos hoje são globais, desenvolvidos em suas matrizes e feitos para vários países tem o custo dividido entre os países. Porém estes carros são cada vez mais eletrificados e não devemos ficar para trás pois as marcas tem metas elevadas de eletrificação”, diz Henrique Sampaio, diretor de Marketing e produto da NETA.

Ainda neste semestre a NETA irá de fato apresentar os novos modelos onde a imprensa especializada poderá testá-los. A revista Carro irá trazer todos os detalhes dessa fase de internacionalização da Neta nas próximas semanas.

Share This