O segmento dos veículos populares vive em tensão constante: é um mundo no qual algumas centenas de reais podem fazer a diferença na hora da compra, e onde o consumidor busca (com razão) valorizar ao máximo cada centavo que investirá. Portanto, esse território pode ser hostil com os lançamentos: um novato precisa oferecer design, itens de série, opcionais, versões e preços na medida certa para tornar-se desejável para os consumidores e se sobressair frente à concorrência. E é na soma de todas essas características, que o take up!, configuração de entrada do novo popular da Volkswagen, pode mostrar resultado aquém das expectativas.
O maior pecado da versão é, justamente, um dos mais graves em seu segmento: não ser muito “amigável” com a conta bancária do consumidor. Ele parte de R$ 28 900, e traz limpador e desembaçador do vidro traseiro como únicos itens de série — o modelo cedido para esta reportagem possuía ainda travas e vidros dianteiros com acionamento elétrico (R$ 700), ar quente (R$ 460), sistema de áudio (R$ 1.090), pintura metálica (R$ 1.030) e o porta-malas ajustável (R$ 190), o que eleva o seu valor para R$ 32 270.
Para efeito de comparação, um Fiat Uno Vivace 1.0 4 portas básico custa R$ 27 530 e o Nissan March 1.0 4 portas (que passará a ser fabricado no Brasil este ano) parte de R$ 27 999. E se for equipado como o Chevrolet Celta LT (R$ 31 990), cuja lista de itens de série contempla ar-condicionado, direção hidráulica e trio elétrico, o preço do Volkswagen sobe para R$ 33 590. Lembre-se que o hatch da marca alemã não está acima da média com relação a espaço ou acabamento interno.
A simplicidade do take up! acaba apontando para o move up! (R$ 30.300) como a versão mais razoável a ser escolhida: por R$ 1.400 a mais, o compacto ganha visual mais caprichado graças aos faróis com máscaras escurecidas, além dos retrovisores e maçanetas na cor da carroceria, o painel de instrumentos fica mais completo com a adição do sempre útil conta-giros, o porta-malas com espaço variável auxilia na versatilidade, e os pneus 165/80 R13 dão lugar a um conjunto na medida 175/70 R14, favorecendo a dirigibilidade e a segurança.
Se de um lado o take up! peca pela simplicidade e preço elevado, do outro, a configuração topo de linha White/Red/Black up! torna-se distante para a categoria. Custando a partir de R$ 39 390, ele pode chegar a R$ 41 360 quando equipado com bancos de couro sintético (R$ 670) e o sistema de navegação maps & more (R$ 1 300), seus únicos itens opcionais. Trata-se do mesmo preço cobrado por um VW Gol 1.6 8V Trendline 4 portas, modelo que, embora seja equipado apenas com direção hidráulica, travas e vidros dianteiros com acionamento elétrico de série, oferece maior espaço interno e desempenho superior. E fora da VW, a mesma quantia permite ao consumidor escolher entre Ford New Fiesta 1.5 S (R$ 42.190), Toyota Etios 1.5 XS (R$ 40.790) e Fiat Palio 1.6 16V Sporting (R$ 42.480). Todos com motores mais potentes.
Embora o up! topo de linha ofereça reações mais precisas e rápidas ao volante em função dos pneus de maior largura e com menor perfil, se comparado ao take up!, a dinâmica das duas configurações é exemplar — feito que se deve, em grande parte, à suspensão típica da Volkswagen, cujo acerto oferece bom nível de conforto, sem deixar de lado a boa dirigibilidade e a conectividade com o motorista. É notável também a rigidez da carroceria.
O motor 1.0 tricilíndrico, embora emita nível de vibração maior que o de um 4 cilindros convencional em marcha-lenta, é muito agradável no dia a dia. Já conhecido do Fox BlueMotion, ele é notavelmente elástico e suave em altas rotações. Na pista de testes, o up! de entrada observou a opção topo de linha pelo espelho retrovisor durante todas as provas de desempenho, e com notável diferença (veja a tabela ao lado). O principal motivo para a variação nas provas de aceleração, frenagem, e também consumo de combustível (uma variação média de 5 % a favor do modelo básico) é a diferença de peso entre os modelos: um pesa 910 kg e o outro, 958 kg.
É importante citar que o take up! avaliado estava equipado com pneus 175/70 R14, item disponível apenas no pacote com assistência elétrica da direção (R$ 1 240), que, por sua vez, não estava presente no veículo. É possível que a configuração equipada com os pneus 165/80 R13 oferecidos originalmente apresentem desempenho de aceleração e frenagem inferiores. A equação do take up! é delicada: ele é seguro, econômico e tem bom desempenho, mas é caro e não oferece muitos itens de série. Amparado na reputação da marca por aqui, o up! tem tudo para se sair bem. Mas fica a questão: será preciso pagar tanto por um projeto moderno?
Take up! R$ 28.900
ABS, airbag duplo, banco do motorista com ajuste de altura, limpador e desembaçador do vidro traseiro, abertura interna da tampa do porta-malas, rodas de aro 13” com pneus 165/80.
Move up! R$ 30.300
Take up! + rodas aro 14” com pneus 175/70, computador de bordo, faróis com máscara escurecida, s.a.v.e, retrovisores e maçaneta na cor do veículo, quadro de instrumentos com conta-giros.
High up! R$ 34.990
Move up! + Rodas de liga leve aro 15” com pneus 185/65, retrovisores elétricos, chave tipo “canivete”, acabamento interno customizável, direção com assistência elétrica, travas das portas e vidros dianteiros elétricos, sensor de estacionamento traseiro, faróis de neblina.
Black / white / red up! R$ 39.390
High up! + apliques de alumínio na soleira das portas, cromados nos frisos laterais e de couro sintético no revestimento interno, ar-condicionado, sistema de som com MP3, Bluetooth e entrada auxiliar, quatro alto-falantes e dois tweeters.
Conclusão: 6,7
O Volkswagen take up! é seguro, moderno, econômico e tem bom desempenho, mas também tem preço elevado e lista de itens de série enxuta. Ele tem muitas virtudes, mas não o melhor custo-benefício do segmento.
Seu bolso
Preço (carro testado) R$ 32.370
Garantia 3 anos
IPVA (4%) R$ 1.294
Seguro R$ 1.180
1ª revisão R$ 180
Versão básica R$ 28.900