A Ford vai oferecer rodas de fibra de carbono como item de série do novo Mustang Shelby GT350R. É novidade na indústria automotiva: atualmente, rodas feitas com o material ultratecnológico são vendidas apenas em lojas de acessórios.

A única exceção é a sueca Koenigsegg, que as disponibiliza como opcionais para seus superesportivos.

Cada roda de fibra de carbono é feita como peça única, sem emendas
O material de divulgação da Ford afirma que ela “reinventou a roda” em parceria com a empresa australiana Carbon Revolution, que desenvolveu as peças. O objetivo é deixar o Mustang mais leve não apenas na carroceria (algo que pode ser conseguido com o uso de alumínio, mais barato), mas também nas partes que não são suportadas pelas suspensões.

As rodas são o exemplo mais óbvio. Com o uso de fibra de carbono em vez de alumínio, o peso total delas cai à metade.  

Um dos desafios foi isolar termicamente as rodas de fibra de carbono, evitando que altas temperaturas (até 900 graus) geradas pelas frenagens do GT350R não as afetasse. Para isso, a Carbon Revolution utilizou uma cobertura extrafina e ultra-resistente de cerâmica e outros materiais, num processo semelhante ao aplicado nas turbinas dos ônibus espaciais da Nasa.

Dessa forma, o Mustang poderá suportar manobras agressivas e pilotagem extrema (que requerem frenagens brutais) sem risco de superaquecimento das rodas, o que poderia levar a deformações e trincas. Cada uma das rodas é produzida como peça única, sem juntas ou encaixes.

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