O Mustang Dark Horse chega ao mercado para ser, segundo a Ford, a “cereja do bolo” para a consagrada linha da fabricante americana. Desenvolvido por mais de três anos, o novo modelo oferece itens exclusivos que prometem, entre outras coisas, ser uma nova referência em desempenho, tanto nas ruas, quanto nas pistas. As vendas no mercado norte-americano devem começar a partir do segundo semestre de 2023. Confira os detalhes divulgados pela Ford até o momento:
Detalhes do novo Mustang Dark Horse
Segundo a Ford, o novo motor promete bastante potência para seus ocupantes. O Coyote V8 5.0l de quarta geração oferece 500 cavalos de potência e 57,8 kgfm de torque. Desenvolvido pela Ford Performance, o motor é naturalmente aspirado e recebeu atualizações que incluem virabrequim com um sistema de balanço exclusivo e bielas forjadas para suportar o aumento de pressão nos cilindros e velocidade dos pistões.
O acelerador de corpo duplo e eixo de comando de válvulas reforçados permitem ao motor operar próximo aos 7.500 rpm, garantindo sua durabilidade nas pistas. A transmissão é manual com seis marchas, mas para quem prefere o conforto da troca automática, há a opção do câmbio automático com dez velocidades e “paddle shifters” esportivos.
Ainda na parte mecânica, os destaques ficam com o ajuste de chassi exclusivo, barras estabilizadoras maiores, amortecedores MagneRide e sistemas de resfriamento dos freios, eixo traseiro e óleo do motor. Os freios dianteiros são Brembo de seis pistões. Já as rodas possuem 19 polegadas e são equipadas com pneus Pirelli P ZERO.
Com o pacote opcional Handling Package, é adicionado uma asa traseira com Gurney Flap integrado, molas mais rígidas, barras estabilizadoras maiores e rodas 19 polegadas equipadas com pneu Pirelli Trofeo. No futuro, estará disponível também uma opção com rodas de fibras de carbono.
Estilo, sofisticação e imponência
Segundo a Ford, o novo design traz uma linguagem nova e refinada com o objetivo de destacar a performance do carro. Na parte da frente, os faróis são de LED escurecidos, a grade possui a cor preta brilhante e um pára-choque exclusivo com “presas” de alto brilho. Na parte de trás, a asa traseira fixa com difusor e ponteiras quádruplas de escapamento completam o visual do carro.
Com uma pintura metálica exclusiva na cor Blue Emper, o veículo traz um tom frio e escuro que emite um brilho quente quando capta a luz, além de gráficos presentes no teto e no capô. Do lado de dentro, os bancos são na cor azul Deep Indigo Blue com acabamento perfurado e costuras azuis contrastantes que estão presentes também no volante, painel das portas, base do câmbio e console. Os cintos de segurança também são exclusivos e azuis.
Das ruas para as pistas
O modelo terá duas versões para uso exclusivo nas pistas: o Mustang Dark Horse S e também o Mustang Dark Horse R. O primeiro é destinado para corridas de fins de semana, o segundo é direcionado para competições. Em ambas as versões, as peças não essenciais foram removidas para favorecer a performance.
O Dark Horse S tem gaiola de segurança padrão FIA, banco e volante de corrida, limitador de velocidade de pit e sistema de aquisição de dados. Os controles do motorista ficam em um painel central, sistema de freio reforçado e amortecedores Multimatic DSSV com ajuste de altura e cambagem. Na parte de fora, há pinos no capô, ganchos de reboque dianteiros e traseiros, além de asa traseira ajustável.
Além dos dois, outros seis modelos foram desenvolvidos para competir em categorias como o GT3, GT4, NASCAR e NHRA.
Texto: Daniel Palermo