Medida está disponível para infrações cometidas em rodovias gerenciadas pelo DER ou em cidades que aderiram ao SNE
O Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de São Paulo anunciou a adesão ao Sistema de Notificação Eletrônica (SNE), para que os condutores recebam as multas cometidas em rodovias paulistas diretamente pelo celular e possam efetuar o pagamento com 40% de desconto. O Detran de São Paulo já havia aderido a tecnologia em março.
O SNE foi desenvolvido pela Serpro a pedido da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) e conta com mais de 17 milhões de veículos cadastrados em seu sistema. Apenas no estado de SP, 4,5 milhões de carros já solicitaram o cadastro. Cidades como Amparo, Campinas, Pindamonhangaba, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Pedregulho, Itararé, Vargem Grande do Sul e Taubaté também fazem parte do SNE.
Para obter o desconto de 40% nas multas recebidas, o condutor ou proprietário do veículo precisará realizar um cadastro no Gov.br via site ou aplicativo, na sequência, aderir ao SNE no aplicativo da Carteira Digital de Trânsito e no final, habilitar o veículo no app CDT. Para ter direito ao desconto, o infrator precisa também reconhecer que cometeu a infração.
Assim que o motorista estiver habilitado no sistema, passará a receber de forma eletrônica todas as infrações recebidas em vias gerenciadas pelos órgãos que fizeram a adesão ao sistema. Também será possível conhecer os detalhes das multas, copiar o código de pagamento ou realizar a indicação do condutor responsável pela infração.
–