Há poucas décadas, um motor capaz de oferecer economia de combustível, bom torque e potência, manutenção com custo adequado, alta durabilidade, além de funcionamento suave e silencioso, era… um sonho. Cobrir uma amplitude tão vasta de exigências era impossível em função da tecnologia limitada. Nos último anos, no entanto, a evolução acelerada da engenharia tem exibido resultados impressionantes. E o mais recente exemplo desse avanço no Brasil acaba de ser exibido pela Volkswagen no Fox BlueMotion, equipado com o novo motor tricilíndrico 1.0 e membro da família EA-211. 

A linha BlueMotion, desenvolvida inicialmente na Europa, visa oferecer automóveis com baixíssimo consumo de combustível e utiliza diversos recursos para atingir essa meta. No caso do novo Fox BlueMotion, que começa a ser vendido a partir deste mês, o maior investimento da Volkswagen foi no sistema motriz.

A primeira medida para tornar o EA-211 em um eficiente 1.0 foi desenvolvê-lo com somente três cilindros, em vez do clássico leiaute com 4 cilindros, encontrado na grande maioria dos veículos populares no Brasil. A justificativa, de acordo com Roger Guilherme, gerente de powertrain da Volkswagen, é que um cilindro a menos no motor gera diversos benefícios, começando pela diminuição de peças móveis — o que, consequentemente, reduz parte da perda de energia por atrito a cada rotação do motor.

Reduzir um motor de quatro para três cilindros e manter o mesmo deslocamento (de 1 litro ou 999 cm³ nesse caso) significa que cada cilindro ficará consideravelmente maior — passa de 250 cm³ para 333 cm³.  “Além de gerar maior fluxo de admissão na hora de encher os cilindros, os pistões com diâmetro maior também possibilitam o uso de válvulas maiores, como foi adotado. Isso faz com que o motor inspire e expire melhor a mistura ar-combustível”, explica Guilherme. Ainda de acordo com o engenheiro, o maior curso dos pistões (ou seja, o maior tamanho na sua movimentação de subida e descida dentro do cilindro) do EA-211 auxilia na produção de torque em baixas rotações — algo crítico em motores aspirados e com deslocamento reduzido.

Na prática, toda a tecnologia embarcada no EA-211 (veja quadro na pág. 38) lhe permite gerar 75 cv a 6 250 rpm e 9,7 mkgf de torque  entre 3 000 rpm  e 3 800 com gasolina e 82 cv e 10,4 mkgf de torque nas mesmas rotações, quando abastecido com etanol. Ele tira do Renault Clio (80 cv e 10,5 mkgf, com etanol) o posto de motor 1.0 mais potente de nosso mercado. Paralelamente, mesmo sem tantas inovações tecnológicas, o propulsor 3 cilindros de Kia Picanto e Hyundai HB20 tem rendimento próximo: 80 cv e 10 mkgf de torque, quando utilizam o combustível de origem vegetal.

Em relação ao consumo de combustível, o avanço é notável. O Fox BlueMotion registrou médias de 9,9 km/l de etanol em ciclo urbano e 14,5 km/l em rodovias, já o Fox 1.0 4 cilindros, em nossa última avaliação, obteve médias de 6,8 km/l e 11,1 km/l, respectivamente. Todavia, um (importante) fator precisa ser levado em conta: a configuração com motor 1.0 convencional utilizada para a aferição do consumo de combustível era 4 portas e munida de todos os itens opcionais disponíveis pela marca. A unidade BlueMotion cedida para estes testes, no entanto, tinha carroceria 2 portas e o único opcional equipado era o sistema de som com sensor de estacionamento. A ausência de itens como ar-condicionado, acionamentos eletrônicos e as portas adicionais o tornam consideravelmente mais leve, melhorando o consumo de combustível e desempenho na pista de testes.

Na hora de trafegar, o Fox BlueMotion surpreendeu. O modelo não só acelerou com muito mais vigor em relação à versão 1.0 comum (fez de 0 a 100 km/h em 14s4, contra 17s1), como também melhorou os números de retomadas. Ele precisou de 23s7 para ir de 60 km/h a 120 km/h em 4ª marcha, (27s2 na vesão 1.0 normal). No trânsito, esse ganho fica claro no comportamento mais “esperto”, uma das grandes deficiências do Fox atual em suas opções com motor 1.0 TEC de 76 cv e 10,6 mkgf de torque. A única ressalva vai para o funcionamento do motor em marcha lenta, que produz uma discreta, porém presente vibração.  Nada, no entanto, que cause incômodo.

Fora essa situação, o EA-211 é suave e muito silencioso, até mesmo quando atinge o limite de rotações nas 6.800 rpm. Em decorrência desse funcionamento estável, não é difícil você se encontrar mantendo as rotações do motor em nível muito mais elevado do que está acostumado: ele não fica “esgoelando”, como se diz na gíria, com frequência. O que é muito bom, em especial num 1.0.   

A VW diz que no momento seu motor tricilíndrico é para uso exclusivo do Fox BlueMotion, e não comenta sobre a possibilidade de expandí-lo para outros modelos. Porém, com um componente tão avançado em mãos, não seria surpresa vê-lo em  novos modelos em breve.

Além da motorização, o Fox BlueMotion recebeu um novo pacote de melhorias para a carroceria desenvolvido com o obejtivo de diminuir seu coeficiente aerodinâmico (cx) e a área frontal. Quanto menor ela for, menos contato o veículo tem com o ar, sendo que um Cx inferior significa que o automóvel tem a capacidade de “perfurar” o ar com menor resistência. Uma nova grade frontal e aerofólio traseiro reduziram o cx do hatch de 0,353 para 0,330, enquanto os pneus 195/55 R15 foram substituídos por componentes na medida 175/70 R14 (de baixa resistência ao rolamento), reduzindo a área frontal do modelo de 2,170 m² para 2,160 m².

As modificações para diminuir o consumo de combustível ainda incluem novo acerto da suspensão para trabalhar com a calibragem mais alta dos pneus (passaram de 29 psi na dianteira e 28 psi na traseira para 36 psi e 34 psi, respectivamente) e relação de marchas alongadas do câmbio MQ-200. Fora isso, o Fox BlueMotion recebeu novo revestimento interno e o I-System, que indica para o motorista os momentos ideais para trocar as marchas. Direção elétrica, freios ABS e airbag duplo são itens de série. O melhor é que custando “por volta” de R$ 32 500 (a VW não forneceu o valor exato), ele é somente cerca de R$ 700 mais caro que a versão comum.

Média final: 7,0

A busca pelo melhor aproveitamento do combustível tem gerado ótimos resultados, e o motor EA-211 é um bom exemplo. Ele não só tornou o Fox mais econômico, como também o deixou mais gostoso de dirigir que o 1.0 “comum”. — Márcio Murta

Roadmap Menang di Mahjong Wins Optimasi Scatter Hitam Era Baru Gates of Olympus Memimpin Saat Mahjong Ways Kehilangan Taji Olympus Menguat Mahjong Ways Melemah Pengali Petir Ikut Menyusut Petanitoto Tegaskan Standar Fair Play dengan Koleksi Hits Pragmatic Play 2025 Keamanan Nomor Satu Petanitoto Sajikan Pengalaman Bermain Bebas Kecurangan Mahjong Ways Meledak Ini Pola yang Sedang Disorot di PetaniToto Panas Percikan Las Panas Pula Berkah Kisah Rezeki Melimpah Hat Trick Hot Streak Data petanitoto soroti striker lokal yang sedang on fire Transport Publik vs Konsumsi BBM Siasat Hemat Petanitoto Tawarkan Event Online Tanpa Ongkos Jalan Fluktuasi harga pangan Tanjung Balai berbarengan dengan viralnya Sweet Bonanza Rp 156 juta Perbaikan Jalan Nasional Berlangsung PETANITOTO hadirkan sesi Starlight Princess untuk hiburan singgah sopir KRL perpanjang jam operasional PETANITOTO tawarkan checklist strategi Gates of Olympus Petanitoto Mengirim Wild Bandito Liburan ke Olympus Cari Scatter Hitam Mahjong Wins Mengaku Lelah Lalu Titip Scatter ke Ketua RT Black Scatter Tersesat di Kampung Bandito Lalu Didaftarin Petanitoto Gates of Olympus Jadwal Senam Pagi Bareng Kakek Zeus Petanitoto Wild Bandito Menyamar Jadi Ular Tangga di Lobi Mahjong Ways Petanitoto Zeus Ngutang Koin ke Bandito Demi Spin Malam Petanitoto Mahjong Wins Black Scatter Mengajar Matematika Petani Tebu Bandito Main Angklung di Gerbang Olympus Sambil Nunggu Drop Scatter Mahjong Ways Mengadakan Rapat Dadakan di Atas Awan Olympus Zeus Jadi Wasit Lomba Lari Kelinci Versus Bandito di Petanitoto Petanitoto menanam bibit Scatter di kebun Mahjong Ways panen Rp 600 juta Zeus buka jasa laundry multiplier sehari jadi tarif Rp 180 juta Wild Bandito buka warung kopi di reel tiga omzet Rp 230 juta Petanitoto sewa satpam khusus buat jaga simbol nakal gaji Rp 150 juta Petanitoto lelang kursi dewa petir edisi kolektor Rp 700 juta Petanitoto Gelar Sidang Dewan Scatter Zeus vs Bandito di Aula Olympus Kereta Listrik Olympus Mogok Bandito Dorong Reel Sambil Nyanyi Dangdut Black Scatter Ketiduran di Puncak Gunung Chip Dibangunkan Petir x500 Festival Layangan Mahjong Ways Tile Hijau Terbang Dikejar Kakek Zeus Wild Bandito Buka Kursus Etika Spin Mentor Tamu Zeus Berkumis Neon Petanitoto Resmikan Taman Nasional Scatter Wajib Helm Multiplier di Area Reel Rapat RT Reel Lima Mahjong Wins Ajukan Hujan Koin Tanpa Anggaran Bandito Naik Ojek Awan ke Gerbang Olympus Bayar Pakai Free Spins Zeus Buka Klinik Patah Hati Akibat Dead Spin Resepnya Teh Jahe NonTurbo Stasiun Luar Angkasa Petanitoto Luncurkan Satelit Pencari Pola Project Telinga Scatter Cerita Obraltoto buka musim bonus di Gates of Olympus dan Mahjong Ways Obraltoto hadirkan malam scatter manis Sweet Bonanza dan Lucky Neko Double event Obraltoto Starlight Princess bertemu Fortune Tiger Roadshow Obraltoto berburu multiplier di Sugar Rush dan Treasures of Aztec Jadwal turnamen Obraltoto Big Bass Bonanza dan Wild Bandito Laporan khusus Obraltoto pola panas Mahjong Ways edisi akhir pekan Program loyalti Obraltoto tiket gratis menuju free spins Gates of Olympus Tips Obraltoto manajemen modal saat kejar scatter di Lucky Neko dan Sugar Rush Cerita pemain Obraltoto tembus x500 di Starlight Princess dan Mahjong Ways Update fitur Obraltoto checkout cepat untuk rangkaian event Pragmatic Play
Share This