A Volkswagen conseguiu, com o Golf, “exorcizar” a fama de que motor pequeno é sinômino de desempenho ruim. No segmento acima dos R$ 100.000, porém, ainda há quem valorize os números elevados, como o 2.0 do novo BMW Série 1.
Não é o caso do V40, que na versão de entrada T3 Kinetic teve o seu motor 2.0 “encolhido” em quase 500 cm³. Mas como o turbo e a injeção direta foram mantidos, o conjunto rende ótimos 152 cv e 25,5 mkgf de torque.
Na pista de testes, o V40 acelerou de 0 a 100 km/h em 8s6, marca melhor que a do Mercedes A 200 de 156 cv (9s2) e igual à do antigo Golf 1.4, que era mais fraco, mas contava com um câmbio robotizado de dupla embreagem, mais rápido que o automático convencional de seis marchas do Volvo.
Temporariamente, aliás, o V40 T3 está sendo vendido por R$ 109.950. Após um prazo não divulgado pela marca, o preço vai subir para R$ 122.950. Mas, mesmo após o aumento, o V40 vai custar menos que os rivais alemães.
Quem gosta de dirigir notará que o Volvo não tem um programa que muda a “personalidade” do carro ao toque de um botão. O mais próximo que ele oferece é o modo Eco+, que altera o mapa de acelerador e motor para poupar mais gasolina. Nessa situação, ele inclusive desliga o motor em frenagens de 10 km/h para baixo, enquanto outros modelos só o fazem com o veículo imóvel ou quando está quase parado.
Na condução diária, o V40 decepciona, pois a direção leve não transmite esportividade. A suspensão de molas duras e amortecedores fracos fica aquém da dos rivais. Ela transmite impactos para a carroceria enquanto permite que o carro oscile nas ondulações, provocando certa sensação de “flutuação”.
O espaço interno é ótimo para quatro adultos, mas quem tem mais de 1,75 m pode se incomodar com o teto baixo. Pelo mesmo motivo, balizas e manobras são mais difíceis, pois além do vidro traseiro ser pequeno, não há sensor de estacionamento ou câmera de ré nem como opcional.
O maior problema para a Volvo com o V40, porém, segue no desafio de conquistar novos clientes com sua rede de apenas 27 concessionárias e na manutenção cara.




