Como já dissemos, as marcas japonesas dominam o Salão de Tóquio, que abre nesta sexta (30) e vai até 8 de novembro. Honda, Toyota e Nissan detêm as principais atrações, mas o evento tem carros e conceitos interessantes de outras montadoras.
Saiba mais:
MITSUBISHI
Um modelo voltado ao futuro: assim é o Mitsubishi eX. A marca vem desenvolvendo várias tecnologias que deverão ser produzidas em escala apenas em 2020. O crossover eX é um compacto elétrico com ótima autonomia — pode percorrer até 400 km sem necessidade de nova carga. Para alcançar esse resultado, a Mitsubishi duplicou a densidade das baterias de lítio. O futuro modelo também está equipado com tração integral e possui dois propulsores elétricos, com potência de 95 cv cada um.
MAZDA
O conceito Mazda RX Vision é um dos carros mais bonitos deste Salão de Tóquio. Seu antecessor mais distante, o esportivo Mazda RX-7, foi lançado em 1978 com um inovador motor rotativo Wankel. Saiu de linha em 2002. Depois veio o RX-8 (2003-2012). Ambos chamavam a atenção pelo seu desenho peculiar (meio retrô) e pela motorização. O Vision, que deverá se transformar em carro de produção em breve (o nome oficial não está definido, mas RX-9 parece forte), comporta duas pessoas, mostra capô longo, silhueta fastback e jeito de muscle car. A Mazda também retomou o motor rotativo, agora chamado de SkyActiv-R. Ele é dianteiro, e a tração é traseira.
SUBARU
Já exibido em outros salões, o Subaru Viziv Future Concept quer se valer de um design moderno, que incentive os ocupantes a conhecer novos lugares e aproveitarem a vida de maneira ativa. O design exterior é arrojado e combina com o interior, que tem cores fortes. Tudo levando a um estilo de vida jovem e alegre. A Subaru destaca a eficiência do sistema EyeSight, um radar que monitora as condições de tráfego e os eventuais riscos ao redor do Viziv. Também há uma tecnologia que antecipa as condições climáticas e outras situações do trajeto.
É uma evolução do sistema utilizado no Subaru XV Hybrid, lançado comercialmente. A combinação da tecnologia híbrida com um pequeno motor turbo a combustão eleva a eficiência no consumo, proporciona aceleração suave e linear, contribuindo para o prazer ao dirigir, segundo comunicado da marca. Além disso, a equipe de engenharia da Subaru trabalhou no desenvolvimento de um sistema de tração que dispensa o uso do eixo cardã. Ele é substituído por um motor elétrico compacto, permitindo um assoalho mais plano e mais espaço interno.
SUZUKI
O Suzuki Air Triser é uma minivan compacta, mas que pretende atender a uma família inteira, como se fosse uma sala. Os assentos podem virar uns para os outros, permitindo um jogo ou um bate-papo frente a frente. Um monitor de vídeo grande pode fazer a alegria das crianças (e dos pais).
LEXUS
A marca de luxo da Toyota antecipa com o Lexus LF-FC Concept a quinta geração do LS, que estreará em 2016 ou 2017. O conceito utiliza motor de célula de combustível de hidrogênio na parte traseira, com a unidade de controle de energia à frente. Não houve menção a isso, espera-se que o novo LS tenha motor a gasolina convencional.
BMW
Talvez a maior atração estrangeira, o BMW Coupé M4 GTS é o destaque da marca bávara no Salão de Tóquio. O esportivo passou por vários ajustes no motor (3.0, seis cilindros em linha, 500 cavalos) para ganhar mais potência e desempenho. O projeto inclui vários componentes em fibra de carbono.
Viagem a convite da Anfavea