A linha ASX, da Mitsubishi, passou a contar com mais uma opção no Brasil. Além das versões com câmbio manual e tração dianteira e das equipadas com caixa CVT e 4×4, a montadora agora passa a oferecer a Outdoor, que traz a inédita combinação de câmbio manual de 5 marchas e tração integral. Além de ampliar a gama, o objetivo da empresa é conquistar o consumidor que gosta do estilo do ASX, mas que desejava uma versão com visual mais robusto, típico de um fora-de-estrada “de verdade”.

Nada como um ASX para um off-road, não é mesmo?

Para isso, a nova configuração recebeu detalhes visuais como protetores nas caixas de roda e nas laterais, nova grade frontal, molduras dos faróis de neblina, maçanetas e capas dos retrovisores pintados de cinza grafite. Já a parte inferior dos para-choques (na frente e atrás) é preta. Outra mudança importante é a adoção de rodas de liga leve menores, de 16″, o que possibilitou utilizar pneus com perfil maior (235/60) em relação aos usados nas demais versões (225/55 R18). A suspensão foi recalibrada com o uso de novas molas e amortecedores, mas a altura em relação ao solo não foi alterada, de acordo com os técnicos da Mitsubishi.

NA CABINE
Por dentro, a principal novidade do ASX Outdoor é o revestimento dos bancos, feito de material lavável. O restante é similar às demais versões, como o bom volante com ajustes de altura e distância, quadro de instrumentos simples e funcional, ar-condicionado automático (mas não digital) e central multimída com tela sensível ao toque, mas que não conta com recursos de espelhamento de celular. Já o navegador por GPS é oferecido como acessório. O espaço interno é um dos pontos altos do modelo.

Modleo mostrou valentia para enfrentar terrenos difíceis

Por fim, sob o capô, o ASX Outdoor conta com o mesmo (bom) motor MIVEC 2.0 de 4 cilindros e 16 válvulas a gasolina, capaz de gerar 160 cv e 20,1 mkgf. A tração, como já foi mencionado, é integral com opção On Demand (na qual o sistema distribui a força para as rodas de acordo com a necessidade) e Lock, que mantém a tração nas quatro rodas o tempo todo. Além disso, o Outdoor ainda possui controles eletrônicos de estabilidade e de tração, além de assistente de partida em rampas.

A avaliação do modelo abrangeu diversas condições de piso (asfalto, lama, terra, cascalho etc) e o carro se comportou de maneira satisfatória. Mas um detalhe que chamou a atenção negativamente foi o comportamento do veículo nas trilhas, principalmente ao trafegar sobre pisos com baixa aderência (terra solta ou lama). Nessas condições, o controle de estabilidade acaba prejudicando o desempenho do veículo, já que o equipamento “corta” a potência nas rodas que estão girando em falso. O problema é que na trilha, isso nem sempre é desejável. A solução, assim, é utilizar o modo Lock.

Em compensação, a suspensão e o acabamento interno do ASX Outdoor se mostraram impecáveis, já que, mesmo após os trechos fora do asfalto — nos quais o carro “sofreu” com diversas pancadas provocadas por incontáveis buracos — o carro não mostrou nenhum resquício do esforço. Nada de ruídos anormais ou sons na cabine provocados por alguma peça que se desencaixou ou soltou. Exceto pela sujeira da trilha, nem se percebia que o carro havia passado por uma dura avaliação.

Já à venda nas concessionárias da marca em todo o país, o ASX Outdoor é oferecido por R$ 97.990, conta com três anos de garantia e plano de revisões com preço fixo. Para quem busca uma opção de 4×4 não tão radical, indicado para aventuras de fim de semana com a família, a nova versão do crossover é uma opção interessante.

Viagem a convite da Mitsubishi

Share This