Lançado em 2010, SUV teve mais de 72 mil unidades emplacadas e três mudanças no visual
O Mitsubishi ASX saiu de linha no Brasil após 11 anos de história e mais de 72 mil unidades vendidas. O utilitário esportivo deixou de ser produzido em Catalão (GO) e não aparece mais no site oficial da marca por aqui. Com o fim do ASX, o modelo mais barato da marca no País passa a ser o Eclipse Cross GLS, que parte de R$ 169.414.
A informação foi confirmada à reportagem pela assessoria de Comunicação da HPE Automotores, responsável pela fabricação e importação de modelos da marca. Segundo a empresa, apesar do fim do ASX, o Outlander Sport (que é feito na mesma plataforma do antigo modelo e parte de R$ 170.447) continua em linha normalmente. “O Outlander Sport é considerado uma evolução natural do ASX. Ele é produzido a todo vapor na fábrica da HPE em Catalão (GO)”, explica a fabricante, em nota.
Lançado em 2010 no Brasil, o Mitsubishi ASX chegou inicialmente via importação do Japão, com motor 2.0 a gasolina e opções de câmbio manual (com tração dianteira) ou automático do tipo CVT (com tração 4×4). A produção nacional teve início em 2013, quando foi lançada a linha 2014 do SUV, que estreou com para-choque dianteiro redesenhado e novas rodas.
Na linha 2017, apresentada em 2016, o ASX estreou a segunda reestilização, com novo para-choque dianteiro com elementos cromados e grade redesenhada. A estreia do motor 2.0 flex aconteceu um ano depois, no lançamento do modelo 2018. O terceiro facelift do Mitsubishi ASX foi mostrado na última edição do Salão do Automóvel de São Paulo, em novembro de 2018, com a adoção de inédito para-choque traseiro, grade inferior com novo acabamento colmeia na dianteira e luzes de rodagem diurna em LED no para-choque frontal, além de nova central multimídia.
Segundo dados apurados pela Revista CARRO junto à Fenabrave, o ASX teve 72.911 unidades emplacadas entre 2010 e 2020 – o volume de vendas do SUV em 2021 não está disponível no levantamento da associação de revendedores. O melhor ano do SUV foi 2014, quando 12.149 unidades foram vendidas.
Desde a chegada do Outlander Sport, a gama do ASX havia sido reduzida a apenas uma versão, GLS, por R$ 139.990. De série, este acabamento trazia luzes de rodagem diurna em LED, rodas de 18 polegadas, central multimídia de 7 polegadas, ar-condicionado com ajuste automático, controle de cruzeiro e borboletas no volante. O SUV possuía controles de estabilidade e tração, mas vinha de fábrica apenas com os 2 airbags frontais obrigatórios por lei.
O conjunto mecânico era o mesmo que continua à venda com o Outlander Sport: motor 2.0 flex aspirado de 170/160 cv (E/G) a 6.000 rpm e 23/22 kgfm (E/G) a 4.250 rpm e câmbio automático do tipo CVT. Desde a chegada do irmão mais novo, o ASX era oferecido somente com tração dianteira.
Veja o histórico de vendas do Mitsubishi ASX no Brasil:
2010 – 332 unidades
2011 – 11.010 unidades
2012 – 10.781 unidades
2013 – 10.115 unidades
2014 – 12.149 unidades
2015 – 9.582 unidades
2016 – 4.717 unidades
2017 – 4.922 unidades
2018 – 5.379 unidades
2019 – 2.764 unidades
2020 – 1.160 unidades
Fotos: Arquivo
não entendo. o asx saiu de linha em 2021. no entanto, é oferecido ano 22 ao preço de 140 mil, produto nacional. afinal, é estoque antigo (21/22) ou algum modelo continua a ser fabricado? agradeço e aguardo a gentileza de sua informação.
Evolução do modelo,
Você muda o farol, muda a lanterna e muda o nome do carro.
Deixa de vender por 110 mil e coloca o preço de 170 mil reais, dizendo ser outro carro, mas você entra nele e percebe que é o mesmo carro.
E o brasileiro compra!!!