A MINI apresentou nesta quarta-feira (10) a versão mais esportiva do hatch alinhada à nova geração do modelo. O MINI John Cooper Works chega ostentando o motor mais potente já fabricado para um modelo de série da marca, além de muitas inovações tecnológicas para uma condução ainda mais dinâmica do foguete de bolso. 

Externamente, o JCW se distingue dos demais modelos da marca por suas características particulares, como entradas e saídas de ar maiories nos para-choques dianteiro e traseiro. Faróis escurecidos e rodas de liga leve aro 17” também são exclusivos da versão. Outros detalhes autênticos ficam por conta das inscrições John Cooper Works pela carroceria e design do escapamento.

A principal evolução do modelo está escondida sob o capô. Segundo a fabricante, o propulsor recebeu um aprimoramento de 10% em potência e 23% de torque, o que resultou no motor 2.0 turbo mais potente já desenvolvido pela fabricante para um modelo de série. Ele é capaz de gerar 234 cv e 32,6 mkgf de torque. Para trabalhar com ele, a marca oferece duas opções de transmissão, ambas com seis marchas, sendo uma manual e outra automática. 

De acordo com a MINI, com o novo conjunto de motor e câmbio, especialmente no automático, o modelo obteve ganhos significativos em aceleração e retomadas. Com o pico de torque se estendendo das 1.250 rpm às 4.800, o hatch alcança os 100 km/h em apenas 6s1, podendo atingir os 246 km/h de velocidade máxima. E para aumentar a emoção de guiá-lo, as melhorias nos pistões, turbina e sistema de exaustão culminaram numa sonoridade mais instigante do foguetinho.

Para domar a pequena fera, o conjunto de suspensões e sistemas eletrônicos também sofreram alterações. A sustenção do carro ficou mais reforçada e o modelo conta com recursos como controles de estabilidade e tração, controle de bloqueio do diferencial eletrônico e ajustes elétricos do comportamento da suspensão (este opcional).

Ainda sobre as tecnologias que a MINI dispõe para o JCW, entre as instaladas e de série e opcionais, os principais destaques são: assistende estacionamento com câmera de ré, aquecedor dos bancos dianteiros, retrovisores fotocrômicos, ar-condicionado de duas zonas, sistema de som completo, central multimídia com navegador e driver assistant (um pacote de funcionalidades composto por recursos como controle de cruzeiro adaptativo, aviso de detecção de pedestres e colisão com freio automático, leitor de sinalização de trânsito e faról alto adaptativo).

BMW APRESENTA LINHA M6

Também nesta quarta-feira (10), a BMW apresentou a nova linha M6 com os modelos Coupe, Gran Coupe e conversível para o segmento de alto luxo e alto desempenho.

Os três modelos dão suas caras com faróis de LED sublinhados pela marcação característica em “U” da marca pelos LEDs de uso diurno. A grande bipartida é protuberante, assim como as entradas de ar no parachoque dianteiro. As rodas são aro 19” de série (20”, exclusivas, para o Gran Coupe). Atrás, duas saídas de escapamento duplas dão o tom da brutalidade dos modelos.

Comportamento, este, impulsionado pelo propulsor 4.4 V8 biturbo que equipa os três. Dotato de injeção direta de alta precisão, controle eletrônico das válvulas e outras características voltadas ao desempenho, o motor produz 568 cv de potência entre 6.000 rpm e 7.000 rpm e 69,3 mkgf de torque, disponíveis já a partir das 1.500 rpm, estendendo-se até as 5.750 rpm. 

Para comandar o motor , os três esportivos luxuosos são equipados com uma transmissão com dupla embreagem de sete velocidades. Os modelos ainda contam com um recurso eletrônico chamado Active M Differential que distribui a tração entre as rodas traserias de acordo com as condições impostas pela pista e pelo tipo de condução do motorista. Opcionalmente, a linha M oferece freios de fibra de carbono. 

Os recursos de tecnologia de conforto e comodidade disponíveis para a linha M6 se assemelham aos já citados acima, que equipam o MINI JCW (incluindo o pacote Driver Assistant). Exclusivo para eles está o opcional head-up display com funções voltadas à performance nas pistas, como cronômetro e uma câmera GoPro que grava as voltas que o motorista da no circuito para fazer comparações de seu desempenho, por exemplo. 

Share This