MINI elétrico Pacesetter

O Mini elétrico Pacesetter traz melhorias para entregar melhor desempenho, mas comprova que eletrificação e a linha JCW podem andar juntas

 

A Fórmula E terá um novo Safety Car a partir de abril: o Mini Electric Pacesetter, uma versão do Mini elétrico inspirada no esportivo John Cooper Works, porém, desenvolvida especialmente para as pistas.

“Essa versão extrema do Mini elétrico foi desenvolvida para ser Safety Car na Fórmula E, então obviamente não há intenção de uso em vias públicas. Mas ela revela uma das direções que podemos seguir com a eletrificação da linha JCW. Para mim, a mensagem é clara: eletrificação e John Cooper Works são uma boa combinação”, afirma Bernd Körber, executivo da Mini.

MINI elétrico Pacesetter

Por fora, o Pacesetter foi totalmente pensado para entregar performance. A divisão BMW Motorsport, por exemplo, auxiliou na criação do desenho dos arcos das rodas e na estrutura dianteira e traseira do veículo, otimizando as medidas para favorecer a redução de peso. Na frente, estão presentes os clássicos faróis redondos e a grade hexagonal da Mini, junto com elementos aerodinâmicos do JCW. Além disso, spoilers, capas do arco das rodas e a asa no teto na traseira são feitos em impressora 3D com fibra de carbono reciclada. Completa o visual as rodas de 18 polegadas em laranja.

Já o interior traz somente o necessário: os assentos com cintos de segurança de seis pontos, volante de fibra de carbono e o quadro de instrumentos digital. Ficam no console a alavanca do câmbio, freio de mão e controles das luzes. No final, o peso do modelo é de aproximadamente 1.230 kg, sendo assim cerca de 130 kg mais leve que o Mini elétrico convencional.

MINI elétrico PacesetterO conjunto mecânico é formado pelo motor elétrico que entrega 183 cv de potência e 28,5 kgfm de torque, indo de 0 a 100 km/h em 6,7 segundos – o Mini elétrico de rua faz em 7,3 segundos. Suspensão e freios foram alterados para o uso em pistas.

A estreia do Mini Electric Pacesetter acontecerá no dia 10 de abril, em Roma, durante a prova da Fórmula E. Ele será guiado pelo piloto oficial do Safety Car da categoria, o português Bruno Correia, que ocupa este posto desde 2014.

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