A MINI vai levar ao Salão de Paris, que acontece em outubro, uma versão inédita do Cooper. Pela primeira vez, a carroceria hatch do modelo terá cinco portas. As informações são do site Automotive News Europe.
O objetivo é atrair novos clientes à marca, oferecendo uma alternativa hatchback de cinco portas para quem não quer trocá-lo pelo SUV compacto Countryman para ter o benefício da maior acessibilidade. Além disso, a própria MINI compreende que 70% dos hatches subcompactos vendidos ao redor do mundo têm cinco portas.
O Cooper de cinco portas ficou 161 mm mais longo que o convencional (total de 3.982 mm), além de ter ganhado 72 mm de entre-eixos, proporcionando mais espaço para as pernas dos até três ocupantes atrás. A capacidade de carga aumentou em 67 litros comparado ao de três portas, totalizando 278 litros de volume no porta-malas.
A MINI espera alavancar as vendas globais do Cooper com o novo modelo. A marca sofreu queda de 9% nos últimos oito meses. Só em agosto, a baixa foi de 6%. No ano passado a companhia registrou 305.000 unidades comercializadas (o número atual de 2014 é de 175.658).
O novo Cooper de cinco portas começará a ser vendido na Europa em outubro e chegará na América do Norte em janeiro do ano que vem. O modelo é produzido na planta de Oxford, na Inglaterra, pela mesma plataforma UKL de tração dianteira da BMW, responsável pela BMW Série 2 Active Tourer (e que será usada para a próxima geração da Série 1).