A fabricante de pneus Michelin lançou nesta quarta-feira (6) uma nova linha de pneus esportivos, de olho num mercado que, segundo a própria empresa, pode crescer entre 5% e 10% nos próximos anos. Os pneus Pilot Sport 4 são produtos voltados ao segmento de alto desempenho e que prometem garantir segurança na condução mais arisca dos carros. 

De acordo com Anoildo Mattos, gerente de marketing da Michelin para a América do Sul, o segmento dos esportivos vem ganhando espaço não apenas no Brasil, mas em toda a América Latina, fato que contribuiu para que a fabricante trouxesse o Pilot Sport 4, que é importado da Europa.

Ainda segundo os executivos da companhia, os novos pneus foram testados em diversas competições ao redor do mundo antes de serem viabilizados ao mercado de rua para os consumidores comuns.
 

Michelin lança pneus Pilot Sport 4 no Brasil

Para desenvolver o Pilot Sport 4, quatro atributos foram levados em conta pela fabricante: frenagem em solo molhado, frenagem em solo seco, aderência em curva molhada e durabilidade. E para comprovar se os requisitos estabelecidos pela Michelin foram plenamente cumpridos, os institutos alemães TÜV SÜD e Dekra foram contratados para validar os resultados.

Gráfico compara o desempenho do pneu Michelin com concorrentes da Pirelli, Bridgestone, Goodyear e Dunlop em diferentes testes
Frenagem em solo molhado: em pista molhada, foi medida a distância que o carro percorreu até atingir 20 km/h, a partir de uma velocidade inicial de 80 km/h. Os institutos atestaram que o produto Michelin freia em até 2 m antes em piso molhado.

Frenagem em solo seco: Em solo seco, foi medida a distância que o carro percorreu até parar o veículo a partir de uma velocidade inicial de 100 Km/h. Os laudos cravam que o Pilot Sport 4 freia até 1,4 m antes.

Aderência em curva molhada: Em um circuito circular molhado de 42 m de raio, foram feitas passagens na velocidade máxima em que o pneu resiste antes de perder a aderência e, consequentemente, o piloto perder o controle do veículo. Segundo os órgãos de qualidade a aderência do Pilot Sport 4 é 8% superior em curvas em solo molhado.

Durabilidade: Rodando em situações extremamente controladas, para evitar as variáveis normais que existem nesse tipo de comparação, foi medida a média durabilidade/quilômetro de cada pneu. O teste de durabilidade foi o único a cargo do instituto Dekra, que atestou que o novo produto dura até 6 meses mais (ou 3.700 km).

 Vincos dos pneus ajudam a escoar melhor a água
Uma das maiores dificuldades no desenvolvimento dos pneus foi aliar bom desempenho em solo seco e molhado. Neste contexto, segundo a Michelin, duas tecnologias são essenciais para garantir a seguranda dos pneus: Elasto Sport, que amplia a aderência em solo molhado devido à maior presença de borracha sintética (sílica) em sua composição, e Dynamic Response, que diminui o tempo de resposta do pneu por meio da maior quantidade de borracha em contato com o solo, inclusive nas extremidades externas dos pneus.

A nova geração do pneu Pilot Sport 4 é até 20% mais resistente que a anterior, que também é comercializada no Brasil. Além disso, a lona híbrida, fabricada de aramida e nylon, torna a banda de rodagem mais estável e resistênte a cortes e choques.

NA PISTA
Em evento realizado no autódromo Velo Cittá, na cidade de Mogi Guaçu (SP), CARRO ONLINE teve a oportunidade de avaliar o lançamento na prática. O teste era realizado em cinco voltas bordo de um Audi A3, sendo três com o carro equipado com os pneus Pilot Sport 4 e duas com um concorrente da Bridgestone.

Na pista de testes, os pneus Pilot Sport 4 foram melhores que os rivais

Ao volante, os pneus Michelin fizeram a diferença no circuito, já que não apenas apresentaram frenagens mais eficientes, como realizaram manobras de maneira mais fácil. Chama a atenção o controle que o condutor exerce sobre o carro com os pneus Michelin. Em alguns trechos, os pneus Bridgestone deram a impressão de que derrapariam da pista, enquanto o Pilot Sport 4 manteve-se firme e sem produzir movimentos involuntários. 

Outro ponto a favor dos pneus Michelin é o grip dos pneus, que mesmo nos trechos molhados, apresentaram boa aderência ao solo.

Outro teste, desta vez em circuito circular com piso molhado (conduzido pelos pilotos da Michelin), evidenciou ainda mais a diferença entre os produtos das duas fabricantes de pneus. Com os pneus Pilot Sport 4, o piloto não teve dificuldade para se manter na parte interna do anel do circuito, demonstrando controle sobre o carro. Já com calçado com os Bridgestone, o veículo teve de permanecer mais tempo no anel externo e, em alguns momentos, demonstrou certa dificuldade para se manter sob o controle do piloto.

A Michelin comercializa o novo Pilot Sport 4 em diversas medidas, entre elas: 215/40 R18, 215/45 R17 e 225/45 R17, que equipam alguns modelos da Audi, BMW, Volkswagen, Ford, Hyundai, Jaguar, Maserati, Mercedes e Volvo no Brasil. O Pilot Sport 4 será vendido em todos os países da América Latina, e não há previsão de fabricação local.

 

Share This