Ar condicionado a energia solar carro forte Mercedes

Equipamento inédito no mundo promete redução de 80% no consumo e foi instalado em carro-forte no Brasil

 

Após o pioneirismo de ter o primeiro carro-forte 100% elétrico do mundo, o Brasil agora conta com uma outra inovação envolvendo a redução de emissões no uso de veículos de transporte de valores. A Mercedes-Benz, em parceria com a empresa Innovaklim, desenvolveu o primeiro ar-condicionado automotivo alimentado por energia solar no mundo. O equipamento está em testes no Brasil em um carro-forte que atua na região de Olinda, em Pernambuco.

Segundo a empresa, o ar-condicionado automotivo 100% elétrico utiliza apenas a radiação solar para gerar eletricidade e reduzir a temperatura na cabine, com zero emissão de poluentes. O sistema é ligado diretamente à bateria do carro-forte, alimentada pela energia solar gerada pelas placas fotovoltaicas no teto do carro forte (além do alternador do próprio veículo).

Na comparação com um ar-condicionado mecânico tradicional, a redução no consumo de diesel pode chegar a 80% com o uso do sistema fotovoltaico. Com isso, a diminuição de emissões do veículo em si pode variar entre 7% a 19%. De acordo com a Innovaklim, empresa especializada em soluções para reduzir o consumo em frotas de veículos pesados, o ar-condicionado a energia solar pode ser adotado em outros tipos de veículos.

O equipamento alimentado por energia solar foi instalado para testes em um carro-forte com chassi 915 E da Mercedes-Benz, em atuação na frota do Grupo Preserve, empresa de transporte de valores. A atuação do veículo em Olinda (PE), região com registro de altas temperaturas médias durante boa parte do ano, irá auxiliar nos testes da tecnologia sob condições extremas de calor e de radiação solar.

Fotos: Divulgação

Share This