“Vejo um grande potencial para um veículo que combine o estilo de um SUV com o de um cupê”. Essa afirmação poderia ter sido feita há alguns anos por um executivo da BMW, no lançamento do X6, mas foi feita por Dieter Zetsche, CEO da Mercedes-Benz, durante o encontro anual no qual são divulgados os resultados financeiros da empresa. O executivo referia-se a um conceito que será exibido pela empresa no próximo Salão de Pequim, que abre suas portas ao público no dia 20 de abril.
O modelo será revelado na China pois trata-se de um mercado crucial para a Mercedes conseguir superar as rivais BMW e Audi em vendas globais até o fim desta década. De acordo com a Auto Motor Und Sport, o modelo será feito sobre a plataforma do utilitário ML e deverá ser batizado como MLC.
O grupo Daimler (proprietário da Mercedes), possui uma joint venture local com o Beijing Automotive Group e está investindo 1 bilhão de euros naquele país a fim de ampliar a capacidade produtiva da fábrica que ambas compartilham em Pequim. Atualmente, a unidade produz os modelos das classes C e E, além do utilitário GLK, e, após as reformas, estará apta para produzir mais 200.000 unidades a partir de 2015. Mas, caso as vendas continuem em alta, a capacidade produtiva poderá ser expandida novamente. O SUV compacto GLA também será fabricado ali no ano que vem.