Carros estacionando sozinhos já não são mais novidades. Atualmente existem diversos modelos com essa tecnologia, inclusive no Brasil, como o Ford Focus (que nós até já mostramos como funciona o park assist). Mas as continuam investindo em maneiras de facilitar ainda mais a vida do proprietário de um carro, reduzindo ao máximo seu esforço para desempenhar uma função que até hoje define quem vai ou não passar na prova prática da CNH.
Neste caso estamos falando da Mercedes-Benz. A companhia alemã divulgou um vídeo demonstrando todos os recursos do novo Classe E, que, além de manobrar em balizas e vagas perpendiculares sozinho, inova oferecendo duas funções que ainda não estão tão difundidas assim: o controle do carro por celular e freio automático para obstáculos obstruídos na visão traseira.
Abaixo, você vê primeiro o estacionamento remoto. Pensado para garagens apertadas ou vagas de shopping, o recurso permite que o motorista saia do carro e passe a comandá-lo pelo smartphone para que ele entre na vaga ou saia dela sozinho. Tudo pelo toque de um dedo. Depois, o vídeo ilustra uma situação corriqueira em que ao sair de uma vaga de ré, o condutor nem sempre tem visão total do espaço para manobrar. Daí, entra em ação o conhecido alerta de tráfego traseiro (que pode alertar também pedestres e ciclistas), mas com a atuação autônoma nos freios, caso o motorista não reaja em tempo.
