A Mercedes-Benz está lançando no Europa a linha de conversíveis da Classe C, que chegará ao Brasil entre novembro e dezembro deste ano.

Com isso, a Classe C passará a ser a primeira família completa de modelos da Mercedes no país: o C Coupé chegará em breve às lojas, nas versões 250 e 43 AMG. Assim, será possível optar entre os modelos cupê, sedã, station (perua) e cabriolet.

Modelo é o primeiro de teto retrátil da Classe C
O conversível é o primeiro do tipo na Classe C na história, e, de acordo com os especialistas da fabricante, o modelo chega para rejuvenescer a marca e seu perfil de consumidor. O principal atributo para isso é o visual do carro, que, de fato, é muito bem-resolvido.

Baseado no cupê, C Cabriolet conta com bancos traseiros 12 cm mais altos, o que proporciona mais conforto para os ocupantes. O teto é de tecido e está disponível nas cores vermelho, azul, preto e marron. Da mesma forma, o acabamento interno pode ser personalizado, e o revestimento de couro conta com tratamento que impede o superaquecimento, além, de prolongar a vida útil do material.

Leia mais sobre Mercedes:
Marca terá gama de elétricos em Paris
GLE tem versão especial por R$ 475,9 mil
C 180 vira flex, mas preço não muda
Classe E chega ao Brasil megatecnológico
Mercedes-AMG: dez lançamentos

No mercado europeu, o C Cabriolet estará disponível com oito opções de motores a gasolina e duas a diesel, além de câmbios manual e automático e tração traseira e integral. Para o Brasil, de acordo com Evandro Bastos, gerente de marketing de produto da empresa, ainda estão sendo avalidas as versões que serão oferecidas — mas, como um conversível é uma compra puramente emocional (de acordo com os próprios executivos da montadora) é bastante provável que o modelo seja oferecido com as mesmas opções de motorização do cupê.

Como no cupê, C Cabrio tem apenas duas portas
São elas: 250, 43 AMG e 63 AMG. Independentemente disso, o novo C Cabriolet será uma das estrelas da marca no próximo Salão do Automóvel de São Paulo.

A BORDO
Nosso primeiro contato com o C Cabrio foi na cidade de Trieste, no norte da Itália, durante a apresentação mundial do modelo — mas, infelizmente, só estavam disponíveis as versões com motor de quatro cilindros e 2 litros, a C 300.

Em termos de acabamento, porém, os veículos disponibilizados para avaliação devem ser similares aos que serão oferecidos no Brasil, ou seja, com câmbio 9G-Tronic de nove marchas, Dynamic Select (pelo qual é possível ajustar direção, câmbio, suspensão, gerenciamento do motor e até ronco do escapamento), Aircap e Airscarf, além de acabamento diferenciado.

Cabine do C Cabrio mantém o multimídia tipo tablet
Vale dizer que a capota, que tem acionamento elétrico, pode ser erguida ou recolhida em apenas 20s e em velocidades até 50 km/h. Com o teto montado, o C Cabrio proporciona conforto de um cupê  convencional, com silêncio exemplar e espaço elogiável. Para quem viaja a trás, aliás, o modelo oferece um sistema de acesso muito bom, com bancos dianteiros que basculam eletricamente, facilitando muito o acesso.

Mas o melhor é que, mesmo em dias de outono e inverno, é possível rodar com teto recolhido graças ao Aircap, sistema que direciona o vento sobre a cabine, evitando turbulência, e ao Airscarf (“cachecol de ar”, em tradução livre), que emite ar quente em torno do pescoço dos ocupantes dos bancos dianteiros, proporcionando conforto mesmo em dias frios (o equipamento não está disponível na própria Alemanha).

Assista ao vídeo oficial do Mercedes-Benz C Cabrio:

Nossa avaliação ocorreu num dia chuvoso nessa região da Itália que faz fronteira com a Eslovênia, e não pudemos conferir o comportamento do carro a céu aberto. Em compensação, o isolamento acústico se mostrou irrepreensível.

A versão avaliada foi a 300 9G-Tronic (não é a mesma das fotos), e entre os opcionais disponíveis havia o Dynamic Select e o Head Up Display, que exibe as principais informações do carro na parte interna do parabrisa.

Capota tem acionamento elétrico e abre em 20s
De acordo com os executivos da Mercedes, a ideia é superar a BMW na disputa pela liderança do segmento de conversíveis de marcas premium no país. Atualmente, o BMW Série 4 é o líder — mas, se depender apenas do visual, a disputa será bastante acirrada.

Viagem a convite da Mercedes-Benz

Share This