Mercedes-Benz Classe X

Modelo que chegou a ser cotado para o Mercosul era produzido apenas em uma fábrica em Barcelona (Espanha)

 

Durou pouco mais de dois anos a presença da Mercedes-Benz no clube dos fabricantes de picapes médias. Uma reportagem publicada pelo jornal espanhol La Vanguardia aponta que a marca alemã interrompeu a produção da Classe X na fábrica de Barcelona (Espanha), a única no mundo que chegou a produzir o modelo.

Desenvolvida em parceria com a Aliança Renault-Nissan, o modelo usava a mesma plataforma da Nissan Frontier (e o conjunto mecânico, em algumas versões), porém com carroceria e interior distintos. O plano inicial da Mercedes era produzir o modelo também na Argentina, de onde seria importada para o Brasil. Mas o projeto de fabricação da Classe X no Mercosul nunca se concretizou. Assim como o plano de venda do modelo no mercado brasileiro.

Com a produção concentrada na Europa — mercado que não é um grande consumidor de picapes — a Classe X nunca chegou a atender as expectativas  de vendas dos alemães. Em 2018, foram produzidas 20 mil unidades do modelo, número que caiu para apenas 8.000 unidades no ano passado. Em 2019, a fábrica de Barcelona produziu 30 mil unidades dos modelos Frontier e Renault Alaskan.

Procuradas pelo diário espanhol, a empresa se negou a comentar a decisão, que classificou como “rumor”.

 

Leia mais

 

Fiat confirma dois novos SUVs para o Brasil

Nissan Frontier “off-road” volta a ser vendida na Europa

Mercedes Classe X roda sem camuflagem no Brasil

Share This