Modelo tem mais de 1.360 cv e nova arquitetura elétrica voltada para desempenho

 

 

A Mercedes-Benz apresentou seu novo veículo conceito, o AMG GT XX, seu novo modelo elétrico de alto desempenho. Mecanicamente, o esportivo conta com três motores elétricos de fluxo axial desenvolvidos em parceria com a empresa britânica YASA, uma subsidiária da Mercedes-Benz, entregando juntos, segundo a marca, mais de 1.360 cv de potência máxima.

 

 

Os novos motores de fluxo axial são cerca de três vezes mais potentes, dois terços mais leves e ocupam um terço do espaço em relação a motores de fluxo radial. Dessa forma, o AMG GT XX pode atingir uma velocidade máxima superior a 360 km/h.

 

 

O novo conceito conta com tração integral AMG Performance 4MATIC+ com torque variável, derivado de dois motores instalados individualmente no eixo traseiro e um terceiro motor posicionado no eixo dianteiro, que pode ser desacoplado automaticamente quando não há demanda.

 

 

A bateria de alta tensão que alimenta o conjunto utiliza células cilíndricas com refrigeração direta de óleo que não conduz eletricidade, permitindo maior controle térmico. A arquitetura elétrica é de 800 V, permitindo recarga rápida de 850 kW e recuperação de 400 km de autonomia em cerca de cinco minutos, de acordo com a marca.

 

 

Visualmente, o modelo tem design que foge do comum para os veículos da marca, trazendo grade frontal posicionada próxima ao solo e dois conjuntos de três lanternas arredondadas na traseira. De acordo com a Mercedes-Benz, o coeficiente de arrasto é de 0,198, auxiliado pelo uso de aletas móveis nas rodas, assoalho plano e sistema ativo de controle de fluxo de ar.

 

 

A fabricante alemã informou que grande parte das soluções desenvolvidas para o AMG GT XX, como os motores de fluxo axial e sua arquitetura elétrica de 800 V, serão utilizadas nos futuros veículos elétricos de alto desempenho da marca.

 

Share This