A Ford anunciou hoje (13) que todos os modelos da linha 2015 – novo Ka, New Fiesta, Focus, Fusion, EcoSport e Ranger – passaram a ter um novo plano de manutenção, no qual o número de revisões durante o período de garantia foi reduzido de seis para quatro, o que, de acordo com a montadora, representa uma economia de 30% a 40% para o consumidor. O crossover Edge modelo 2014 também está incluído no programa.
“O avanço da tecnologia dos motores e dos componentes de desgaste permitiram essa mudança, já que os produtos possuem maior durabilidade”, explica Joaquim de Arruda Pereira, gerente de marketing de serviços ao cliente da Ford. Vale lembrar ainda que, além de diminuir o número de revisões, a montadora segue trabalhando com o sistema de revisões com preço fixo, outra vantagem para o proprietário.
Com o novo sistema, a primeira revisão dos veículos Ford continua ocorrendo aos seis meses de uso e a segunda aos 12 meses ou 10.000 km (o que ocorrer primeiro), com mão de obra gratuita. As próximas devem ser feitas aos 24 meses (ou 20.000 km) e aos 36 meses (ou 30.000 km). Contudo, mesmo com o fim da necessidade de realizar revisões aos 18 meses (ou 30.000 km) e 30 meses (ou 50.000 km), o proprietário deve encaminhar seu carro a uma concessionária para efetuar a troca do filtro de combustível.
Joaquim Pereira explica: “Diferentemente das revisões, nas quais, além da troca de fluidos e filtros, são verificados mais de 60 itens do carro, nessa visita será feita apenas a substituição do filtro de combustível. Mas estamos trabalhando junto com nossos fornecedores para, futuramente, estender esse prazo.” Os veículos da Ford contam com três anos de garantia.