Sétima edição da Pesquisa da Revista O Mecânico feita em parceria com o instituto Inteligência em Pesquisa e Consultoria (IPEC) apresenta as preferidas dos mecânicos na hora de comprar autopeças, ferramentas e equipamentos
Assim como o Congresso do Mecânico e o Batalha do Mecânico, a Pesquisa O Mecânico é uma tradição da Revista O Mecânico, publicação pareceria da Revista Carro. Na sétima edição neste ano e sempre mapeando as preferências de marca e hábitos de consumo dos mecânicos brasileiros, a pesquisa mostra as empresas preferidas dos mecânicos, maiores influenciadores da indústria de autopeças no país e que geralmente recomendam a melhor opção aos consumidores finais.
Como nos estudos realizados no passado, a Pesquisa O Mecânico 2023 foi realizada em parceria com o instituto Inteligência em Pesquisa e Consultoria (IPEC), que preserva a equipe e, também, a estrutura de executivos.
A sétima edição da Pesquisa O Mecânico 2023 contou com mais de 40 categorias de peças, ferramentas, equipamentos e serviços. Ao todo, foram feitas duas perguntas: quais são as marcas que o profissional conhece, sempre com resposta múltipla, e, entre elas, qual ele compra com maior frequência, sempre com resposta única. Também foi questionado qual é a marca de produtos, peças e serviços que ele mais gosta de utilizar na oficina.
Além disso, para manter coerência com os levantamentos anteriores, a metodologia utilizada é a quantitativa de autopreenchimento, realizada por meio de entrevistas online, em que o público-alvo foi o profissional da área mecânica, de 18 anos ou mais, de todas as regiões do Brasil, em amostragem proporcional à frota circulante de veículos no território nacional.
Neste ano, foram entrevistados 1.071 mecânicos de todos os estados mais o Distrito Federal entre 6 de julho e 30 de agosto. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para o total da amostra, a um nível de confiança de 95%.