Você sabe o que fazer na hora da manutenção dos pneus do seu carro? Confira abaixo!

Responsáveis pelo único ponto de contato do carro com o solo, os pneus possuem importância fundamental no bom funcionamento do veículo. Muito mais do que uma boa dirigibilidade, eles, em boas condições, proporcionam mais segurança aos ocupantes. Por isso, algumas dicas são úteis.

Quando e como calibrar
Os pneus devem ser calibrados uma vez por semana, sempre seguindo as recomendações do fabricante. Não aceite o blá-blá-blá dos frentistas, de colocar 32 libras. Os índices de pressão podem ser encontrados na tampa do tanque de combustível ou na parte interior da porta do motorista e no manual do proprietário. Alguns fabricantes recomendam pressões diferentes para quem usa o veículo vazio ou carregado.

Como é o rodízio?
Os quatro pneus possuem desgaste irregular. Então, invariavelmente, um deles vai “acabar” primeiro. Por isso, o rodízio entre os pneus é recomendável, sempre seguindo as recomendações da fabricante quanto à quilometragem e à posição dos pneus. Algumas recomendam rodízio diagonal e no mesmo eixo. Outras, entretanto, aconselham a troca paralela, entre os eixos, incluindo o estepe. Por isso, consulte o manual. O mesmo vale para alinhamento e balanceamento.

Na hora da comprar
As ofertas são muitas. Quem está com orçamento apertado pode comprar dois pneus de cada vez, se não quiser trocar todo o conjunto. Os dois que não serão trocados devem apresentar boas condições de uso. Ao escolher os novos “calçados” para o carro, a primeira coisa a ser observada é a medida. Ela é composta pela largura da banda de rodagem, o perfil do pneu, uma letra que diz como é a construção e o aro. Por exemplo: um pneu 185/60 R15 significa que ele tem 185 mm de largura, perfil 60% da largura, construção radial (R) e aro 15. Se a troca for de apenas dois pneus, é recomendável que eles sejam da mesma marca dos outros dois. Se não for possível, ao menos os novos devem ser iguais. A mesma orientação vale para a compra dos quatro pneus.

Atento ao desgaste
O nível de desgaste de um pneu é medido pelo TWI. Ele indica o quanto de borracha ainda existe. Pode ser verificado em borracharias ou em grandes lojas especializadas na venda desse item.

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