A Chevrolet divulgou nesta quinta-feira (25) as imagens e informações sobre o novo Cruze. O sedã médio chega à segunda geração com design mais fluido e opções inéditas de motor, incluindo um 1.4 turbo.
O Cruze é produzido sobre a mesma plataforma do novo Volt e isso o fez assumir um design bastante parecido com o do elétrico. De acordo com a General Motors, o Cruze está 68 mm mais longo e 25 mm mais baixo, o que resultou numa sensível melhora do coeficiente de arrasto do modelo. Significa que devido às suas formas mais fluidas, o carro penetra melhor pelo vento, contribuindo para a aerodinâmica e economia de combustível.
Leia também:
Vídeo mostra novo Camaro conversível
Volkswagen up! vai ganhar motor 1.0 turbo
Tragédia evidencia importância do cinto no banco de trás
A nova arquitetura do sedã também o deixou mais esportivo, não só pelo visual totalmente renovado, mas pela adoção de materiais mais leves em sua construção. O carro ficou 27% mais rígido e 113 kg mais leve. De acordo com a fabricante, ele pode acelerar de 0 a 100 km/h em oito segundos.
Tal desempenho deve ser alcançado com o novo motor 1.4 turbo Ecotec que equipará o modelo em diversos mercados, podendo ser utilizado no Brasil também. O propulsor gera 155 cv de potência e 24,5 kgfm de torque. Ele pode trabalhar tanto com um câmbio manual de seis marchas ou com a nova transmissão automática Hydra-Matic, também de seis velocidades.
Dentre as principais características do bloco estão a maior presença de alumínio para a redução de peso, injeção direta e a nova tecnologia start-stop da companhia, que promete entregar um consumo de 17 km/l a gasolina ao modelo.
Outra opção de motor será o novo 1.5 Ecotec aspirado de 114 cv de potência e 14,9 kgfm de torque. Neste caso, o câmbio será só manual, de cinco marchas.
Quanto aos equipamentos, a central multimídia MyLink evoluiu e agora é compatível com os dois principais sistemas de conectividade do mercado para facilitar a interface com smartphones: Android Auto (Google) e CarPlay (Apple). Além disso, o Cruze poderá gerar uma zona wi-fi para os ocupantes se conectarem à internet via 4G. Outros destaques serão os bancos de couro aquecíveis e o carregamento sem fio de celular (por indução).
Para a segurança, as tecnologias mais relevantes da nova geração do sedã são os 10 airbags, novo alerta de pontos-cegos, alerta de tráfego traseiro (útil para manobras em marcha ré), assistente de manutenção à faixa e alerta de colisão frontal.
O novo Chevrolet Cruze será oferecido em 40 países e estreia ainda este ano nos Estados Unidos. A gama do modelo terá versões L, LS, LT, Premier e RS (inéditas, as duas últimas ainda não foram detalhadas). Ainda não há previsão de quando ele chegará ao Brasil.



