Queda na circulação de veículos pesados reflete o enfraquecimento da produção industrial

A Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR) divulgou seu índice que mede o fluxo de veículos que transitam nas estradas concedidas à iniciativa privada.

Segundo o levantamento, foi constatada uma alta de 1,1% no movimento em outubro quando comparado ao mês anterior. Quando isolados, o número de veículos leves registrou um crescimento de 0,9% no mesmo período de comparação.

Na relação entre outubro de 2013 e o mesmo mês deste ano, a elevação no movimento nas estradas privatizadas é de 1,6%, quando considerado o índice geral.

No acumulado de janeiro a outubro deste ano em relação ao mesmo período de 2013, o fluxo total registrou expansão de 2,6%. O que chama atenção, contudo, é retração de 2,7% quando levamos em conta apenas a circulação de veículos pesados na análise em questão.

Segundo Rafael Bacciotti, economista da Tendências, “o resultado do acumulado do ano reflete uma tendência bem diferente entre veículos leves e pesados, apesar do total ser positivo, impulsionado pelo aumento de veículos leves, a manutenção da queda de veículos pesados revela o enfraquecimento da produção industrial, principalmente no setor automotivo”.

Ainda de acordo com Bacciotti, “os dados positivos (sobre circulação de veículos leves), numa análise mais ampla, revelam que os indicadores de renda passaram a crescer em um ritmo menor do que enxergamos nos anos anteriores. Em suma, podemos afirmar que o ambiente econômico percebido é desfavorável e reflete um sentimento de cautela que impede a evolução consistente do consumo no país”.

Share This