Após reestilizar o Focus hatch, a Ford estendeu as mudanças à versão sedã do modelo. Mas, para ressaltar a diferença entre os dois modelos, a fabricante decidiu não apenas realizar as apresentações em datas diferentes, como vai passar a adotar uma nova denominação para o três-volumes. Assim, em vez da tradicional identificação Focus Sedan, o modelo passa a ser chamado de Focus Fastback (você soube disso antes em CARRO ONLINE).
A intenção é clara: atrair consumidores mais jovens, que precisam de automóveis que ofereçam mais espaço (incluindo o porta-malas) que os hatches médios, mas que não desejam modelos com estilo conservador. Ou seja, sabedora de que tem pouca chance de incomodar o líder Toyota Corolla (até porque seu modelo tem características completamente distintas do sedã japonês), a Ford mira nos consumidores de Honda Civic e de Chevrolet Cruze.
PREÇOS E VERSÕES
Todas as versões são equipadas com motor 2.0 de 178 cv e câmbio robotizado de seis marchas
- SE – R$ 77.900: Airbag duplo, controle eletrônico de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, controle de torque em curvas, direção elétrica, faróis de neblina, sensores crepuscular e de chuva, central multimídia Sync com tela de 4,2”, assistente de chamada para emergência, ar-condicionado, rodas de liga leve de 17”;
- SE Plus – R$ 79.900: Airbags laterais, bancos de couro, sensor de estacionamento traseiro, ar-condicionado de duas zonas, controle de cruzeiro, paddle shifts;
- Titanium – R$ 87.900: Airbags de cortina, central multimídia com tela de 8” sensível ao toque, navegador, computador de bordo com tela de LCD de 4,2”, chave com sensor de presença e partida por botão;
- Titanium Plus – R$ 96.900: Assistente de frenagem autônomo, faróis de bixenônio adaptativos, sistema de estacionamento autônomo de segunda geração, sensor de estacionamento dianteiro, espelhos com rebatimento elétrico, banco do motorista com ajustes elétricos, teto solar.
Para tanto, buscou inspiração em um esportivo clássico do seu portfólio para batizar o novo Focus três-volumes. Quem não se lembra do Mustang GT 500 1967 cinza chumbo, identificado como Eleanor no filme “60 segundos”? Pois tratava-se de um modelo fastback (além dessa, o pony car era oferecido nas versões hard top e conversível), que se caracteriza pelo teto com uma longa caída na traseira e, claro, pelas duas portas. O perfil do Focus até lembra um pouco o do Mustang fastback, mas daí a adotar o mesmo sobrenome não faz muito sentido.
Identificação à parte, vamos ao que interessa. Visualmente, as principais novidades do Focus Fastback estão na dianteira, agora alinhada com o padrão mundial da marca, e na traseira, onde as lanternas estão mais afiladas e elegantes. O melhor é que essa mudança também trouxe melhoras no Cx do carro, que passou de 0,306 para 0,296 e, na prática, representa um ganho de 4% na eficiência aerodinâmica.
A carroceria, como no hatch, recebeu reforços estruturais a fim de melhorar a dirigibilidade, garantindo maior rigidez estrutural. No motor 2.0 Direct Flex, a novidade é um sensor de temperatura no cabeçote que monitora qualquer anomalia no componente, em vez do líquido de arrefecimento, como antes, o que garante maior segurança no caso de superaquecimento.
Na parte interna, as alterações foram similares às promovidas no hatch, ou seja, adoção de volante mais moderno, assim como o console e o comando do ar-condicionado digital automático (de apenas uma zona). O câmbio robotizado de seis marchas – único disponível no modelo, agora – pode ser comandado por borboletas, atendendo às solicitações dos consumidores.
O melhor na estratégia da Ford, porém, é a política de preços. Também como foi feito no hatch, o Fastback 2016 deixa de possuir a versão S, e a SE passa a ser a de entrada, mais bem equipada e pelo mesmo preço (R$ 77.900). Já a Titanium Plus, topo de gama, sai por R$ 96.900 e traz como destaque o assistente de frenagem autônomo, que até 20 km/h pode evitar pequenos impactos ou minimiza os efeitos de eventuais colisões a até 50 km/h. O valor é R$ 2.000 mais barato que a mesma configuração da linha 2015. Além disso, esse equipamento ajuda a reduzir o valor do seguro por meio da seguradora da empresa.
Tem mais: os primeiros compradores do modelo ainda contarão com um plano de manutenção no qual a fabricante arcará com os custos de revisões durante os três primeiros anos. Como se vê, a Ford está investindo pesado no Focus Fastback. Resta saber como o público receberá essa mudança de personalidade.
CARRO ONLINE participa nesta semana de uma segunda etapa do lançamento do Focus Fastback, realizada em Gramado (RS), e traz mais informações oportunamente.