Os haters na internet e as suas derivações automotivas, os “testadores de ficha técnica”, têm no recém-chegado Porsche 911 Carrera S mais um “argumento” para criticar o esportivo alemão de R$ 651.000.
A inevitável chegada do turbo a todas as versões do cupê veio acompanhada da crítica ruidosa (de uma minoria, é bom esclarecer) que não abre mão do motor de aspiração natural, mesmo que isso signifique não se enquadrar nas normas rigorosas de emissões de poluentes.
Felizmente, fica fácil refutar essas críticas com o vigoroso ronco do boxer 3.0 de seis cilindros, que perdeu 800 cm³ na cilindrada, mas ganhou 20 cv, totalizando saudáveis 420 cv, bem acompanhados por 51 mkgf de torque.
Como todo motor superalimentado moderno, o efeito dos dois turbos é quase imperceptível para boa parte dos motoristas. A entrega de potência é muito linear e não se percebe o típico ruído do turbo na maior parte do tempo.
Outro “vilão” da turma “do contra”, o câmbio robotizado de dupla embreagem e sete marchas, continua tão rápido quanto o próprio carro. Na verdade, ele foi 0s2 mais rápido que os números oficiais na prova de aceleração de 0 a 100 km/h, tornando-se o segundo colocado no ranking da CARRO, com impressionantes 3s73.
“Ah, mas o volante com assistência elétrica…” Bem, se ninguém mencionasse qual tipo de direção o 911 possui, você dificilmente saberia. Para não falar que o volante desse Porsche não tem defeitos, a ausência de controles do rádio é, no mínimo, “exótica” nessa faixa de preço.
AMÁVEIS DEFEITOS
O custo-benefício, aliás, é uma das poucas falhas do 911 Carrera S. Por exemplo: faróis de LED e até câmera de ré são opcionais. Os outros problemas são culpa do piso brasileiro, e não do carro. Mesmo com o sistema que ergue a dianteira em 40 mm, a frente do 911, o assoalho e até o escapamento raspam em valetas e lombadas. A suspensão é adequada para um esportivo, mas acabou prejudicando o refinado acabamento, já que a unidade avaliada apresentava alguns ruídos a cada solavanco provocado pelo asfalto.
Sobre pisos de boa qualidade, como em estradas, o único defeito que se pode notar no Carrera S é o fato de ele não acomodar mais do que dois adultos para uma experiência extraordinária.
Como o 911 não se destina a quem faz questão de economizar de combustível (apesar de o modelo ter ficado mais econômico e possuir até sistema start-stop), o novo Porsche Carrera S exibe o estilo rejuvenescido que o mais icônico dos Porsche necessitava.