Mahindra M.O.V.A Mahindra relançou nesta quinta-feira (26) o SUV, agora com outro nome e alguns aprimoramentos técnicos. Chamado de Mahindra Off-road Vehicle (M.O.V.), o utilitário esportivo chega ao mercado por R$ 97.900.

O M.O.V. não apresenta nenhuma diferença estética externa em relação ao SUV vendido anteriormente por aqui. O diretor comercial da Mahindra, Álvaro Sandre, explica que para esta nova fase, ele será “posicionado corretamente no mercado”. Isso significa que a estratégia da marca é colocá-lo na categoria dos off-roads. “Nós vamos fazer o cliente entender que com o M.O.V. o cliente terá um jipe com todo o conforto que um SUV pode oferecer”. 

Para isso, o Sandre destaca que o M.O.V. ganhou reajustes na embreagem e trambulador do câmbio, a fim de aumentar o conforto de condução e também recebeu um novo sistema de suspensão traseira independente. “Na Índia o amortecedor traseiro fica dentro das molas e isso deixa o carro muito instável em velocidades mais altas. Para o Brasil e outros mercados nós colocamos o amortecedor fora das molas, adicionamos tensionadores e deixamos a suspensão um pouco mais rígida”, detalha. Segundo ele, portanto, o M.O.V. está mais prazeroso de guiar e com mais disposição para enfrentar terrenos acidentados.

Além disso, o novo “utilitário aventureiro” é impulsionado por um novo motor 2.2 turbodiesel de 120 cv a 4.000 rpm e 29,5 kgfm de torque entre 1.600-2.800 rpm. O propulsor atende às exigências Euro V de emissões de poluentes, promentendo ser mais eficiente que o antecessor 2.5. 

Mahindra M.O.V.A Mahindra tem metas ambiciosas de vendas para o M.O.V. De acordo com o CEO da marca no Brasil, Ivan Contreras, a companhia espera comercializar cerca de 30 unidades do modelo por mês até o final deste ano, aumentando para 80 ao mês em 2015 (totalizando quase cinco vezes mais emplacamentos anuais do que o SUV anterior). Para comportar esta expansão, Sandré revela que a marca vai apostar em duas vertentes: comunicação e reformulação da rede de concessionários.

Atualmente, a Mahindra conta com 40 lojas espalhadas pelo país, mas que estão “um pouco dispersas”, segundo o diretor comercial. “Meu objetivo é me reunir com todas elas e explicar os novos rumos da empresa no Brasil e, com isso, identificar quais destas 40 concessionárias vão continuar conosco e, a partir daí, aumentar este número”, explica. “E nós apostamos nos sete lugares do M.O.V e todo o conforto que ele tem para convencer o cliente de que ele pode usar o carro no dia-a-dia e levar a família para uma aventura.”

A Mahindra realiza a montagem do M.O.V. pela empresa Bramont, situada na Zona Franca de Manaus. A companhia atende as especificações do Processo Produtivo Básico de nacionalização da montagem do modelo (que é importado em peças da Índia), para ter direito aos incetivos fiscais da região.

O utilitário vem bem completo de série, com freios ABS, airbag duplo, ar-condicionado, direção hidráulica, trio elétrico, faról de neblina, piloto automático e bancos de couro. Além da tração 4×4 com reduzida. 

Mahindra M.O.V.

FICHA TÉCNICA

Motor: dianteiro, longitudinal, common rail, injeção eletrônica, 4 cilindros
Cilindrada: 2.179
Potência: 120 cv/4.000 rpm
Torque: 29,5 kgfm/1.600-2.800 rpm
Transmissão: manual, 5 marchas
Tração: 4×4 com seletor eletrônico de 4×2, 4×4 e 4×4 reduzido
Suspensão dianteira: Independente com barras de torção
Suspensão traseira: Multilink com molas helicoidais
Direção: Hidráulica
Pneus: 235/70 R16
Dimensões (comp./alt./larg./e-e.) 4.320 mm/1.916 mm/1.775 mm/2.680 mm
Altura livre no diferencial: 180 mm
Altura livre entre-eixos: 210 mm
Ângulo de ataque: 31 graus
Ângulo de saída: 21 graus
Ângulo de rampa: 21 graus
Peso/capacidade de carga: 1.935 kg / 600 kg
Porta-malas (com 3º fila de bancos reclinada): 120L (980L)

 

Share This