A BMW revelou nesta quarta-feira (7) o carro de produção mais rápido da história da companhia bávara: o M4 GTS. O conceito do modelo foi apresentado recentemente durante o festival de beleza automotiva, o Peeble Beach, na Califórnia (EUA), e será limitado a 700 unidades para todo o mundo. De acordo com a fabricante, a versão desenvolvida do M4 desenvolvida para as pistas (mas homologada para trafegar nas ruas) estabeleceu um novo recorde para a BMW no circuito de Nürburgring, na Alemanha.
Sob o capô da fera, o motor 3.0 biturbo de seis cilindros em linha é o mesmo da versão “convencional” do M4, mas foi recalibrado para gerar 500 cv de potência a 6.250 rpm e 61,1 kgfm de torque entre 4.000-5.000 rpm. Os ganhos de 69 cv e 5 kgfm foram obtidos especialmente graças à tecnologia de injeção de água da BMW, que marca sua estreia em um carro de produção.
O princípio é simples. O sistema borrifa uma pequena quantidade de água dentro do coletor de admissão, onde o líquido evapora e arrefece o local. Isso possibilita enriquecer a mistur ar-combustível e a pressão do turbo, com óbvio ganho de potência.
Acoplado junto à transmissão de dupla embreagem de sete velocidades da divisão M, o M4 GTS é capaz de alcançar os 100 km/h em 3s8, atingindo velocidade máxima de 305 km/h. Com ele, a marca diminuiu o tempo do M4 no traçado de 22 km de Nürburgring em 30 segundos, recorde de 7 minutos e 28 segundos.
Além da guinada em potência, a BMW tratou de promover outras mudanças no M4 GTS para que ele ficasse ainda mais apto aos “track days”. Os bancos traseiros, por exemplo, foram removidos e o modelo conta com mais alumínio na estrutura dos dois eixos, além de o teto, capô e spoilers serem compostos por plástico reforçado com fibra de carbono. Tudo isso para diminuir ao máximo o peso do veículo, sem alterar sua dinâmica.
A asa traseira, freios de cerâmica de carbono, escapamento de titânio, direção eletromecânica retrabalhada e aprimoramento ao sistema Active M do diferencial completam as mudanças do M4 GTS que o tornam mais disposto às corridas.
Outra novidade inaugurada pelo M4 GTS é a adoção de luzes OLED (diodo emissor de luz orgânico, na sigla em inglês) para as lanternas traseiras. Trata-se de uma tecnologia ainda mais avançada que as lanternas de LED.