A BMW já havia mostrado o novo M2 antes, mas foi em Detroit que o cupê endiabrado fez sua estreia. De acordo com a marca bávara, a novidade incorpora o espírito do icônico 2002 turbo dos anos 1970, contudo, ostentando um moderno propulsor 3.0 de seis cilindros em linha, capaz de gerar 375 cv de potência.
Para se ter uma ideia, a potência extraída do bloco produz 50 cv a mais que o utilizado no BMW M235i e 35 cv a mais que o antecessor M1 Coupe. O torque é outro exagero do novo M2: são 47,4 kgfm transmistido às rodas traseiras (o pico de torque pode chegar à 51 kgfm em overboost). Para comandar o motor 3.0 turbo, o motorista pode escolher entre um câmbio manual de seis marchas ou o de dupla embreagem de sete velocidades.
Pesando apenas 1.587 kg — o que resulta na impressionante relação entre peso e potência de apenas 4,2 kg/cv — o BMW M2 alcança os 100 km/h em apenas 4s2, segundo a fabricante, quando equipado com a transmissão de dupla embreagem (4s4 na versão manual). A velocidade máxima é limitada eletronicamente em 270 km/h.
Sob o motorista, a suspensão feita de alumínio, juntamente com o controle dinâmico de estabilidade, contribuem para o que o M2 tenha uma dirigibilidade precisa e ágil, “entregando todos os ingredientes para o máximo de prazer ao volante”, palavras da BMW.