Lotus Evija e Lotus Type 49

Como o carro elétrico é silencioso, a Lotus inovou para criar um ruído único para o superesportivo Evija baseado no V8 do carro de corrida Type 49

 

A Lotus selecionou um famoso produtor musical britânico para desenvolver o som que será gerado pelo seu superesportivo elétrico, o Evija. O som será inspirado no ruído do motor do modelo clássico Type 49. Patrick Patrikios, que trabalhou com nomes como Britney Spears, explica que adorou a ideia de partir do som do V8 de um dos carros de corrida mais icônicos da história.

Lotus Evija

Lotus Evija

“Queríamos criar uma identidade sonora para o Evija que fosse reconhecível e distintamente Lotus”, disse Patrick. “Há pureza nesse V8, uma rusticidade e uma emoção que mexe com algo em sua alma, assim como as melhores músicas.”

A partir do som gravado do Type 49, o produtor manipulou-o digitalmente e percebeu que desacelerar o motor criava uma frequência semelhante ao som natural de direção produzido pelo sistema totalmente elétrico do Evija.

Porém, antes de chegar ao resultado final, Patrick explicou que precisava criar o ruído externo do Evija à medida em que ele ganha velocidade – o modelo chega a 300 km/h em menos de nove segundos, de acordo com a Lotus. E foi além: criou também sons para todas as funções do veículo, por exemplo, a ativação de aviso do cinto de segurança. 

Lotus Type 49

Lotus Type 49

Vale lembrar que o Lotus Type 49 ganhou seu primeiro Grande Prêmio na Fórmula 1 em 1967, com o piloto Jim Clark, ficando com a pole position em todas as corridas até o final daquela temporada. No ano seguinte, Graham Hill ganhou o campeonato guiando o Type 49. Foram produzidas somente 12 unidades do modelo.

No vídeo abaixo, Patrick explica como criou esses sons (áudio em inglês):

 

Fotos: Divulgação

Share This