Stellantis deve lançar 208, 2008, Toro, Compass e Commander com sistema leve, enquanto Ford trará Territory com tecnologia híbrida plug-in
Este ano deve ser marcado pela massificação dos veículos híbridos, uma vez que as grandes marcas devem lançar sistemas eletrificados em carros de alto volume de vendas. Entre as novidades estão os modelos da Stellantis 208, 2008, Toro, Compass e Commander, além da Chevrolet que irá lançar novidade na linha do Onix e Tracker, assim como um novo SUV compacto com tecnologia híbrido leve. Já o novo Volkswagen Tera pode ganhar um sistema semelhante. Por isso, a Revista Carro traz uma lista com as principais novidades de 2025.
Stellantis
A Stellantis deve continuar a eletrificar os seus modelos com o sistema híbrido leve, que já estreou no Fiat Pulse e Fastback no ano passado. Os próximos a receberem a tecnologia 48V devem ser os Peugeot 208 e 2008 equipados com motor T200.
Esse sistema conta com o motor T200 1.0 turbo com transmissão do tipo CVT de sete velocidades, além de uma máquina elétrica multifuncional, que substitui o alternador e o motor de partida. Com isso, a tecnologia híbrido dual-battery é capaz de gerar torque adicional para o motor térmico e energia elétrica para carregar as baterias de chumbo-ácido de 68 Ah e de íon de lítio de 11Ah. As duas são de 12V e fornecem energia ao motor elétrico. Portanto, esse sistema gera potência de até 4 cv, conferindo melhor performance ao automóvel e redução de consumo de combustível. Na prática o sistema tem um alternador e motor de partida unidos no mesmo sistema alimentado por duas baterias, sendo uma de íons de lítio e outra de chumbo ácido, que são controladas por um sistema Dual-Battery Switch Module ou Módulo de Comutação de Duas Baterias – DBSM, que é usado para conectar, separar ou controlar as duas baterias conforme a estratégia da central eletrônica, o que confere uma operação eficiente e carga adequada.
Todavia, não apenas os modelos da Peugeot que serão eletrificados, mas também a Fiat Toro e os Jeep Compass e Commander, que devem receber uma tecnologia semelhante, só que no motor T270 1.3 litro turbo flex, que entrega até 185 cv.
Chevrolet
A Chevrolet é outra fabricante que deve lançar modelos híbridos leves já neste ano. Além do novo SUV compacto, que será feito em Gravataí, no Rio Grande do Sul, com o sistema leve, os novos Onix, Onix Plus e Tracker devem ganhar uma bateria de 48V no motor 1.0 turbo, bem como mudanças visuais.
Inclusive, o motor CSS Ecotec já recebeu algumas melhorias. Com isso, o conjunto 1.0 turbo flex de 3 cilindros, que atualmente entrega 116 cv, passa a render 121 cv (um aumento de 5 cv) e 18,9 kgfm de torque. A atualização inclui um sistema de injeção direta de combustível e ajustes no software do motor. A polêmica correia dentada, que é lubrificada a óleo, será mantida Inclusive, a Revista O Mecânico já publicou um guia completo sobre a troca correta deste componente, indicando o óleo correto e como deve ser feito o reparo. Ademais, esse conjunto motriz deve ganhar uma bateria de 48V e uma máquina elétrica para fazer o papel do alternador e do motor de partida.
Volkswagen Tera
O Volkswagen Tera é a nova aposta de SUV da marca para o Brasil, uma vez que já conta com Nivus e T-Cross, que estarão posicionados acima do novo modelo fabricado em Taubaté, no interior de São Paulo.
O modelo usará a plataforma MQB-A0 e deve contar com duas opções de motorização. As configurações topo de linha devem utilizar o motor 1.0 TSI flex, que entrega até 116 cv e será acoplado a uma transmissão automática de seis marchas. Já a versão de entrada pode ser equipada com o motor 1.0 MPI de até 82 cv, também flex, com câmbio manual de cinco velocidades, herdado do Polo Track. Claro, as versões equipadas com motor 1.0 TSI devem receber um sistema híbrido leve com uma bateria de 48V e um sistema que faça o papel do alternador e do motor de partida.
Territory híbrido plug-in
Todavia, o mercado brasileiro não viverá apenas de modelos híbridos leves, uma vez que a nova geração do Ford Territory terá uma sistema híbrido plug-in.
O crossover, que foi desenvolvido para o mercado chinês, irá adotar um motor 1.5 litro turbo de até 150 cv, que combina com outro elétrico de 82 cv, totalizando 218 cv. O modelo ainda conta com bateria de fosfato de ferro e lítio – LiFePo, que é produzida pela CATL, só que ainda não há dados de autonomia geral e nem no modo 100% elétrico.