Ao som de um grupo de jazz, com a cantora de blues Sara Niemietz animando a plateia de jornalistas do mundo todo, a Lincoln, divisão de luxo da Ford, apresentou o novo Continental nesta terça-feira (12), no Salão de Detroit (EUA). O CEO mundial Mark Fields ressaltou o aumento de 17% nas vendas globais da marca em 2015, mas foi o o presidente da Lincoln, Kumar Galhotra, quem fez as honras da casa e mostrou o novo carrão, que concorre com modelos alemães num nicho ultrassofisticado.
Galhotra falou: “Este é um carro personalizado, lindo e um verdadeiro santuário para o seu proprietário”. O fato é que o Lincoln Continental retornou à vida, após ter sido aposentado em 2002 (ele foi criado em 1939 e serviu como carro do presidente dos Estados Unidos nos anos 1960 e 1970) com um visual bonito, bastante clássico, como deve ser um carro tradicional. O novo Continental é menor e mais curto, mas tem distância entre-eixos mais longa.
Os destaques ficam para os detalhes, como os bancos traseiros aquecidos, com resfriamento e massagem. Nos assentos, a almofada é bipartida: é possível colocar uma perna mais alta que a outra. Um controle na porta traseira direita permite mover o banco do passageiro dianteiro à frente, dando mais espaço ao eventual ocupante exclusivo do banco de trás — aquele que tem motorista particular.
O novo carro-chefe da Lincoln dá boas-vindas ao motorista com uma sequência de luzes. Ao se aproximar do carro com a chave, as lanternas dianteiras e traseiras de LED se acendem sutilmente, e também a luz dos faróis. As luzes laterais então iluminam o chão ao lado das portas dianteiras — e as internas iluminam a cabine.
O motor do novo Continental é um V6 de 3 litros biturbo, com 405 cv de potência e torque de 55,3 kgfm. A tração é integral, e o sistema Drive Control oferece três opções de ajuste (conforto, normal e esporte), adaptando a direção e a suspensão. A assistência de pré-colisão com detecção de pedestre do Continental conta com um sistema de câmeras e sensores que detecta um potencial acidnete e aplica os freios automaticamente para evitar ou reduzir o impacto.
O piloto automático adaptativo, opcional, reduz automaticamente a velocidade no para e anda do trânsito – retomando a velocidade quando a pista fica livre. Tem ainda um sistema que estaciona sozinho, o que também não é nenhuma novidade.
O fato é que o novo Lincoln Continental mostra agora o que os carros alemães de luxo já oferecem há alguns anos. Seu preço inicial está abaixo dos US$ 50 mil nos Estados Unidos, onde deve ser lançado por volta de setembro — na China também. No Brasil, os amantes da marca de luxo devem continuar apenas sonhando.
Viagem a convite da Ford do Brasil