ZF-Superbanner-03.09 a 13.11.24

Modelo pode fazer 36,1 km/l e atinge facilmente 100 km/h em 6,5 segundos

Durante o Festival Interlagos andamos com o Lexus RX 450h+ na tradicional pista do autódromo em uma avant premiére para o lançamento que ocorre hoje. O Lexus é mais um novo modelo que representa a nova fase de expansão que a marca de luxo da Toyota pretende acelerar no país. Enquanto já desvendamos tudo sobre o novo design e tecnologias agora vamos falar do desempenho do grande SULexus RX 450h+ 2024: SUV híbrido com 308 cv e suspensão ideal para conforto do dia a dia.

Testar um veículo na pista é emocionante, principalmente na meca do automobilismo brasileiro, que é Interlagos. Nessas condições, foi possível avaliar a dirigibilidade do Lexus RX 450h+ em altas velocidades, bem como a dinâmica para enfrentar curvas de baixas e altas. Foi fácil perceber a potência dos três motores: um a combustão de 2,5 litros e quatro cilindros e dois elétricos, totalizando 308 cv e 23,6 kgfm de torque. Não há problemas nas arrancadas, fazendo de 0 a 100 km/h em apenas 6,5 segundos. Nas retomadas, também não há complexidade ou engasgos, uma vez que o SUV realiza esse “procedimento” sem dificuldades.

Em relação à suspensão, notou-se que o Lexus RX 450h+ tem uma suspensão firme, que mantém o veículo colado ao chão em altas velocidades, conferindo ainda mais segurança ao crossover. Contudo, em Interlagos não há buracos, felizmente. Nas ruas brasileiras, a realidade é diferente, com muitos buracos e defeitos no asfalto. Com essa experiência, é possível afirmar que o SUV híbrido plug-in conseguirá enfrentar esses problemas, proporcionando conforto para quem está a bordo. Inclusive, é um bom veículo para quem busca conforto para a família, acomodando bem três adultos nos bancos traseiros, que contam com saída de ar-condicionado e USB. Na frente, há uma ampla central multimídia de 14 polegadas com conexão com Android Auto e Apple CarPlay, além de um sistema de som Mark Levinson com 21 alto-falantes.

A realidade do dia a dia

Dito isso, o Lexus RX 450h+ será um bom modelo para quem busca conforto para a família. Sim, é divertido acelerar o SUV ao máximo em uma pista, mas no dia a dia a prática será a utilização tranquila para ruas e estradas do país, uma vez que dificilmente será usado em um track day, por exemplo. Sendo assim, no cotidiano, o motorista que guiar esse SUV híbrido vai preferir o conforto e a segurança dos assistentes de condução, que incluem sistema de saída de faixa, sistema de mudança de faixa, sistema de colisão frontal, farol alto adaptativo, controle de velocidade de cruzeiro adaptativo, alerta de ponto cego, suporte à frenagem de estacionamento, radar de verificação de perímetro, entre outros. O modelo tem Isofix, câmera de 360 graus, sistema de estacionamento automático e ABS nas quatro rodas.

Dados de consumo

Com o teste apenas no autódromo, não foi possível avaliar o consumo do RX 450h+. Todavia, o Inmetro divulga 3,9 km/l na cidade e 12,4 km/l na estrada no modo híbrido. Rodando apenas com a energia da bateria, o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular do Inmetro aponta 36,1 km/l na cidade e 30,2 km/l na estrada. Vale destacar que o modelo é vendido com um carregador portátil e uma wallbox da WEG capaz de recarregar a bateria completamente em apenas 2h45min.

Concorrentes

O Lexus RX 450h+ é vendido em versão única por R$ 609.990, o que é superior aos preços do Audi Q5 híbrido, que parte de R$ 476.990 na configuração Q5 TFSIe e R$ 506.990 na opção Q5 Sportback TFSIe. Outro rival é o BMW X5 híbrido plug-in, que custa R$ 751.950. No mercado de luxo, o Lexus oferece um excelente acabamento e uma motorização moderna, mas ainda precisa superar o estigma de ser visto como um Toyota de luxo, visto que os designs das duas marcas são parecidos.

É nítido perceber que o modelo tem uma suspensão firme, que certamente irá aguentar o tranco dos buracos das ruas brasileiras. Para quem gosta de acelerar, é fácil atingir 100 km/h em apenas 6,5 segundos. Na economia de combustível, é possível fazer 36,1 km/l usando apenas a motorização elétrica.

Testar um veículo na pista é emocionante, principalmente na meca do automobilismo brasileiro, que é Interlagos. Nessas condições, foi possível avaliar a dirigibilidade do Lexus RX 450h+ em altas velocidades, bem como a dinâmica para enfrentar curvas de baixas e altas. Foi fácil perceber a potência dos três motores: um a combustão de 2,5 litros e quatro cilindros e dois elétricos, totalizando 308 cv e 23,6 kgfm de torque. Não há problemas nas arrancadas, fazendo de 0 a 100 km/h em apenas 6,5 segundos. Nas retomadas, também não há complexidade ou engasgos, uma vez que o SUV realiza esse “procedimento” sem dificuldades.

Em relação à suspensão, notou-se que o Lexus RX 450h+ tem uma suspensão firme, que mantém o veículo colado ao chão em altas velocidades, conferindo ainda mais segurança ao crossover. Contudo, em Interlagos não há buracos, felizmente. Nas ruas brasileiras, a realidade é diferente, com muitos buracos e defeitos no asfalto. Com essa experiência, é possível afirmar que o SUV híbrido plug-in conseguirá enfrentar esses problemas, proporcionando conforto para quem está a bordo. Inclusive, é um bom veículo para quem busca conforto para a família, acomodando bem três adultos nos bancos traseiros, que contam com saída de ar-condicionado e USB. Na frente, há uma ampla central multimídia de 14 polegadas com conexão com Android Auto e Apple CarPlay, além de um sistema de som Mark Levinson com 21 alto-falantes.

A realidade do dia a dia

Dito isso, o Lexus RX 450h+ será um bom modelo para quem busca conforto para a família. Sim, é divertido acelerar o SUV ao máximo em uma pista, mas no dia a dia a prática será a utilização tranquila para ruas e estradas do país, uma vez que dificilmente será usado em um track day, por exemplo. Sendo assim, no cotidiano, o motorista que guiar esse SUV híbrido vai preferir o conforto e a segurança dos assistentes de condução, que incluem sistema de saída de faixa, sistema de mudança de faixa, sistema de colisão frontal, farol alto adaptativo, controle de velocidade de cruzeiro adaptativo, alerta de ponto cego, suporte à frenagem de estacionamento, radar de verificação de perímetro, entre outros. O modelo tem Isofix, câmera de 360 graus, sistema de estacionamento automático e ABS nas quatro rodas.

Dados de consumo

Com o teste apenas no autódromo, não foi possível avaliar o consumo do RX 450h+. Todavia, o Inmetro divulga 3,9 km/l na cidade e 12,4 km/l na estrada no modo híbrido. Rodando apenas com a energia da bateria, o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular do Inmetro aponta 36,1 km/l na cidade e 30,2 km/l na estrada. Vale destacar que o modelo é vendido com um carregador portátil e uma wallbox da WEG capaz de recarregar a bateria completamente em apenas 2h45min.

Concorrentes

O Lexus RX 450h+ é vendido em versão única por R$ 609.990, o que é superior aos preços do Audi Q5 híbrido, que parte de R$ 476.990 na configuração Q5 TFSIe e R$ 506.990 na opção Q5 Sportback TFSIe. Outro rival é o BMW X5 híbrido plug-in, que custa R$ 751.950. No mercado de luxo, o Lexus oferece um excelente acabamento e uma motorização moderna, mas ainda precisa superar o estigma de ser visto como um Toyota de luxo, visto que os designs das duas marcas são parecidos.

Share This