Apresentado no Salão do Automóvel de São Paulo, o Lexus NX 200t (novo SUV médio da divisão de luxo da Toyota) começa a ser vendido amanhã no país em duas versões: a convencional, por R$ 216.300, e a equipada com o pacote F-Sport, que custará R$ 236.900, e que traz acabamento e equipamentos exclusivos. O modelo é o primeiro da marca a contar com motor turbo.
Visualmente, o NX 200t chama atenção pelo desenho ousado e jovial. A grade tem o padrão da marca (denominada spindle). Os faróis seguem o estilo dos utilizados no IS 250, mas são todos de LED, incluindo os auxiliares de neblina. Da mesma forma, as lanternas usam luzes de LED, que garantem sinalização mais eficiente. O NX 200t é maior que o Range Rover Evoque – que deverá ser o seu principal concorrente no segmento -, com 4,63 m de comprimento, 1,84 m de largura e 1,64 m de altura (o Evoque possui 4,35 m, 1,90 m e 1,62 m nas mesmas medidas).
Na parte interna, o NX exibe o tradicional padrão Lexus de acabamento, com requinte e esmero na dose certa. Além disso, o motorista ainda é brindado com ajustes elétricos para banco e volante, além do imprescindível trio (vidros, retrovisores e travas). A versão F-Sport conta com revestimento em duas cores, insertos de metal polido no painel, Head Up Display e suspensão variável. No quadro de instrumentos, o monitor central ainda conta com duas funções adicionais: pressão do turbo e indicador da força g.
A maior novidade deste SUV da Lexus, porém, é o inédito motor 2.0 turbo, que possui injeção direta e indireta e comando de válvulas variável. Trata-se do primeiro propulsor turboalimentado da marca, capaz de gerar 238 cv a 5.600 rpm e 35,7 mkgf entre 1.650 rpm e 4.000 rpm. De acordo com os engenheiros da Lexus, esse motor se adequa ao estilo de condução do motorista, a fim de proporcionar a maior eficiência, sem prejudicar a economia de combustível ou as emissões. De acordo com a fabricante, o veículo é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 7s2 e atingir consumo médio de 9,2 km/l de gasolina.
O câmbio, por sua vez, é automático de 6 marchas e, como o motor, se adequa ao estilo de direção do motorista, proporcionando trocas em rotações mais baixas, caso o objetivo seja economizar combustível ou esticando as marchas em condução esportiva. As trocas podem ser comandadas manualmente, por meio de borboletas junto ao volante. Já a suspensão é independente nas quatro rodas (McPherson na dianteira e com triângulos duplos atrás) e oferece comportamento exemplar.
Embora seja um SUV, os executivos da Lexus sequer mencionaram alguma característica off-road do modelo, deixando claro que se trata de um veículo voltado para a utilização urbana. Mas não se trata de demérito, afinal, a tração integral é um importante item na segurança ativa, e o NX mostrou isso durante a avaliação. Mesmo quando provocado, o carro manteve-se estável nas curvas, graças não só à tração integral, mas aos programas eletrônicos de tração e de estabilidade.
Com o NX 200t, a Lexus pretende ampliar a sua participação no segmento dos SUVs de luxo. Vale observar que o segmento de automóveis de luxo no país foi um dos poucos que cresceu em 2014. Da mesma forma, a categoria de SUVs premium também registrou aumento de vendas (15%) em relação a 2013. De acordo com Evandro Maggio, diretor de marketing de produtos da Lexus do Brasil, a marca não pretende “roubar” clientes de outras empresas, e sim manter os proprietários de Toyota Corolla Altis e RAV4, por exemplo, que desejam subir de patamar, mas não encontravam opção. “O NX 200t pode representar essa oportunidade”, explicou Maggio.