Texto: Marcos Camargo
A Leapmotor, marca chinesa controlada pela Stellantis, dará início à sua operação no Brasil com 36 concessionárias distribuídas em 29 cidades. A informação foi confirmada pelo CEO da Stellantis para a América do Sul, Herlander Zola, durante coletiva de imprensa voltada a jornalistas do setor automotivo com a participação da Carro/O Mecânico.
Segundo o executivo, o foco inicial será garantir cobertura comercial e técnica nos principais mercados do país, enquanto a empresa prepara o lançamento dos primeiros modelos elétricos e híbridos de alcance estendido (EREV) da marca.
Rede em fase de estruturação
Parte das concessionárias já está operando em formato de “soft open”, realizando treinamentos e adaptações estruturais antes do início efetivo das vendas. De acordo com Zola, a meta é assegurar que o padrão de atendimento e pós-venda da Leapmotor acompanhe o nível das demais marcas do grupo.
“Nos dá garantia de cobertura para oferecer aos clientes mais comodidade, nível de conforto incrível e muitas lojas já abriram e vão funcionar para a melhor experiência do cliente”, afirmou o executivo.
Zola também explicou que a rede inicial da Leapmotor aproveitará a estrutura já existente de grupos que operam com outras marcas Stellantis, o que deve agilizar a padronização de processos de venda, pós-venda e suporte técnico.
“Todos os concessionários Leapmotor já trabalham com uma ou mais de uma marca Stellantis. Conhecem nossos processos e isso nos dá uma vantagem competitiva muito grande e temos a chance de compartilhar um know-how para garantir que os clientes terão um nível adequado de serviço”, destacou.
Tecnologia e sinergia mecânica
Os primeiros produtos da Leapmotor a chegar ao país serão equipados com motores elétricos e sistemas híbridos de alcance estendido (EREV) — tecnologia que a marca denomina de “ultra híbrida”. O sistema combina propulsão 100% elétrica com um motor a combustão de apoio, que atua como gerador, mantendo a carga das baterias e ampliando a autonomia sem depender de infraestrutura de recarga imediata.
Segundo Zola, essas soluções poderão futuramente ser aplicadas em outros veículos da Stellantis, fortalecendo o compartilhamento de arquitetura eletrificada entre as marcas do grupo.
“Será uma evolução gradativa. Iremos de escada e não de elevador para estruturar a operação com nossos concessionários. A produção localizada está em estudo, mas a decisão ainda não foi tomada”, concluiu o executivo.
Preparação técnica e pós-venda
Com a operação em andamento, a Stellantis está formando equipes especializadas em diagnóstico de sistemas de alta tensão, manutenção de baterias e gestão de pós-venda eletrificado. O modelo de atendimento integrará suporte técnico remoto, ferramentas digitais e canais de comunicação direta via WhatsApp com inteligência artificial, já em fase de testes.
A Leapmotor deve anunciar em breve seus dois primeiros modelos para o Brasil, um SUV 100% elétrico e outro EREV (híbrido de alcance estendido), ambos dentro do plano de expansão regional de veículos eletrificados da Stellantis.
                    




        
        
        