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O Latin NCAP informou na manhã desta quarta-feira (24) que o Renault Clio vendido em toda a América Latina teve sua avaliação no teste de impacto (crash-test) rebaixada de três para zero estrelas. Segundo o órgão independente, a alteração se deve ao descumprimento da promessa da Renault em adicionar o sistema de airbag duplo ao modelo naquele país. A mudança afeta também o Brasil, onde o item é obrigatório desde 2014.

Projeto antigo e ausência de airbag fizeram o Clio ser reprovado

A nota zero se refere ao resultado do teste feito com o Clio sem airbags em 2013. O compacto feito na Argentina foi avaliado novamente em 2014, desta vez equipado com o sistema de segurança, permitindo a elevação da nota para três estrelas, das cinco possíveis.

De acordo com o Latin NCAP, a Renault se comprometeu a oferecer airbag duplo de série no Clio vendido na Colômbia até fevereiro de 2016. Atualmente o hatch não disponibiliza o item nem como opcional, repetindo o que ocorreu no Brasil até dezembro de 2013, antes da obrigatoriedade do airbag duplo e ABS no País.

Em nota, Alejandro Furas, secretário geral do Latin NCAP, criticou a postura da marca: “Este é um desenlace extremamente decepcionante para um fabricante como a Renault. Em outros mercados, atingiram as cinco estrelas para seus modelos. Por que não cumpriram sua promessa quanto à segurança dos consumidores da América Latina?”.

Para o Latin NCAP, o rebaixamento do Clio em todos os países da região visa estimular a Renault e outras fabricantes a dotarem seus veículos com os mesmos equipamentos de segurança em diversos mercados.

Em nota, a Renault afirma que “não há alteração no Clio vendido no Brasil. O modelo continua sendo produzido na Argentina e traz de série airbag duplo (motorista e passageiro) e freios ABS, cumprindo as exigências do mercado brasileiro.”

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