Órgão independente diz que picape da GM tem proteção considerada adequada e compara com Fiat Strada
Por Marcos Camargo Jr. Fotos: LAtin NCAP/Reprodução e Chevrolet/Divulgação
A picape Chevrolet Montana recebeu três estrelas no teste de colisão feito pelo órgão independente Latin NCAP na Alemanha. A utilitária produzida em São Caetano do Sul é feita sobre a plataforma GEM onde são feitos Onix, Onix Plus e Tracker mas diferente dos outros modelos não teve nota máxima e sim três estrelas na avaliação.
A Montana foi comparada, no entanto, a Fiat Strada, que não foi bem nos testes do Latin NCAP. No entanto, as picapes são de segmentos diferentes e a concorrente direta da Montana seria a Fiat Toro.
Segundo o Latin NCAP a Montana alcançou 79,18% em Proteção do Ocupante Adulto, 71,08% em Proteção do Ocupante Infantil, 44,45% em Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveis da Estrada e 65,12% em Sistemas de Assistência à Segurança. A Montana traz seis airbags e Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) de série.
O veículo foi testado em impacto frontal, impacto lateral, impacto lateral de poste, chicotada cervical (whiplash), proteção de pedestres, assistência à velocidade e ESC. Dr acordo com a entidade a proteção dos ocupantes adultos no teste de colisão frontal mostrou proteção de boa a adequada com uma estrutura estável, boa proteção no teste de impacto lateral e boa proteção da cabeça com proteção marginal do tórax no teste de impacto lateral de poste.
Sem itens de condução autônoma, nota poderia ser melhor
Agora, um dos itens que a Montana não traz é a Frenagem Autônoma de Emergência (AEB) nem mesmo como opcional, o que limitou a pontuação máxima a ser alcançada. O Latin NCAP não disse nas comparações, mas a Fiat Toro conta com esses itens de série em todas as suas versões.
Voltando à Montana, a proteção dos ocupantes infantis foi baixa nos testes dinâmicos devido à decisão do fabricante de posicionar ambos os dummies voltados para a frente, sem seguir as recomendações das melhores práticas globais que o próprio fabricante seguiu estritamente para outros modelos recentes com bons resultados, mesmo quando os Sistemas de Retenção Infantil (SRI) recomendados e utilizados no teste permitem instalá-los voltados para trás.
O veículo foi avaliado por decisão voluntária do fabricante. Alejandro Furas, Secretário Geral do Latin NCAP, afirmou que “a Chevrolet mais uma vez estabelece a referência em um segmento popular, o de picapes pequenas, mostrando boa proteção em comparação com a baixa classificação de seu concorrente direto, o Fiat Strada. Esperamos que a Chevrolet reconsidere sua estratégia de proteção do ocupante infantil e as tecnologias ADAS, pois entendemos que esse modelo pode ter um desempenho melhor e alcançar classificações mais altas de estrelas”.