A Land Rover está desenvolvendo um sistema que promete alertar os motoristas sobre buracos na rua. A tecnologia funcionaria como uma espécie de sensor e tem como função primária ajustar a suspensão do carro para superar a imperfeição da via.
Siga-nos: twitter.com/carroonline
Ainda em fase experimental, o “sensor de buracos” permite que o carro identifique quão profundo é o obstáculo no chão assim que o veículo passa por ele e, subsequentemente, gerencia a suspensão em milésimos de segundos para não prejudicar o conforto dos ocupantes do carro.
Leia também:
Proteção de pedestre evolui, mas não é perfeita
Audi RS 7 é o mais rápido já testado pela CARRO
Hyundai revela novo Santa Fe na Coreia do Sul
“Ao monitorar o movimento do automóvel e as mudanças na altura da suspensão, o carro é capaz de ajustar as características da suspensão continuamente, proporcionando uma condução mais confortável aos passageiros em ruas prejudicadas”, defende Dr. Mike Bell, diretor do departamento de conectividade global de carros da Jaguar Land Rover.
O sistema também promete gravar a localização do buraco para avisar outros motoristas do perigo via comunicação em nuvem entre os carros (como pode ser visto no vídeo abaixo). Além disso, a informação também poderia ser enviada às autoridades competentes para ajudá-las a priorizar os reparos nas ruas conforme a gravidade dos riscos de acidentes, com base na profundidade do buraco.
O objetivo final da tecnologia seria o de prever as condições da pista antes mesmo de o veículo encontrar as imperfeições. Por meio de um sensor de longo alcance, o sistema promoveria um scan da rua já apontando onde estariam os buracos. Desta maneira, o motorista seria avisado de antemão com tempo para desviar do perigo com mais tranquilidade (ou o próprio veículo o faria, considerando uma condução autônoma).
Confira no vídeo abaixo uma demonstração do sistema em um Range Rover Evoque.