O Discovery Sport durante sua fase de desenvolvimento

Um ano depois de anunciar oficialmente que produzirá carros no Brasil, a Jaguar Land Rover está lançando nesta terça-feira (2) a pedra fundamental da fábrica de Itatiaia (RJ). O CEO global do grupo, Ralf Speth, e o presidente para a América Latina, Terry Hill, receberam a imprensa hoje para falar da produção do Land Rover Discovery Sport a partir do primeiro trimestre de 2016, mas pouco revelaram além do que já se sabia a respeito dos planos da empresa no país. Durante todo o encontro, porém, demonstraram otimismo com a economia brasileira e o mercado de automóveis premium, que cresceu 100% nos últimos quatro anos.

“De janeiro a novembro deste ano, foram vendidos 47.464 carros do segmento. No mesmo período de 2010, esse número era de 23.769”, afirma Hill. Da mesma forma, a Land Rover também teve um aumento de quase 100% em suas vendas: passou de 4.199 (2010) para 8.245 (2014). A Jaguar saltou de 88 para 351 unidades.

Em outubro, a Jaguar Land Rover assinou uma joint venture com a Chery na China. Portanto, a fábrica de Itatiaia – que exigirá investimentos de R$ 750 milhões – será a primeira do grupo fora do Reino Unido com operações inteiramente próprias. Ela contará com capacidade instalada de 24.000 carros/ano, número que será alcançado a longo prazo.

“Não atuamos com grande volumes. Somos uma empresa pequena e temos como filosofia dar um passo de cada vez. O importante é entregar um produto de altíssima qualidade”, afirma Speth. “Além do Discovery Sport, estamos estudando a viabilidade de produzirmos outros modelos no Brasil, da Jaguar e da Land Rover. Vamos fazer uma expansão seletiva, analisar criteriosamente o que se adequa ao mercado brasileiro.”

A Jaguar Land Rover não destinará parte da fabricação nacional do Discovery Sport para exportação. Todas as unidades do modelo – que custará R$ 179.900 – serão comercializadas no Brasil. Para isso, o grupo ampliará sua rede no país. Hoje, são 36 autorizadas. Até março do ano que vem serão 42, passando para 46 em março de 2016. “Atualmente, 40% dos carros que vendemos no Brasil são financiados pelo programa Jaguar Land Rover Financial Services”, diz Hill.

 

 

Share This