O Mitsubishi Lancer Evolution X não é novidade no mundo automotivo: lançado em 2008, o modelo atualmente é vendido no Brasil por R$ 213.990 e conta com fortes atributos para os entusiastas por automóveis de alto desempenho. Entre eles, se destacam o motor 2.0 16V turbo (chamado 4B11) de 295 cv e 37,5 mkgf de torque, tração integral, freios da italiana Brembo, amortecedores Bilsten e molas Eibach, pneus Dunlop 245/40, rodas BBS de aro 18”…. A lista é longa. Mas a marca japonesa acaba de realizar um upgrade para tornar a linha 2015 do modelo ainda mais atraente, e a Carro foi até o autódromo de VeloCittá, em Mogi Guaçu (SP), para trazer as primeiras impressões da novidade.

O Lancer Evolution X 2015 agora passa a contar com a assinatura de John Easton, ex piloto do WRC e  um dos maiores preparadores de automóveis no mercado internacional atualmente. De acordo com Easton, que estava presente no primeiro contato com o sedã esportivo, a principal diferença entre o Lancer EVO X 2015 em relação ao 2014 está na programação eletrônica do motor e do câmbio. “Foi um trabalho extenso, na realidade. Não apenas aumentamos o pico de potência em 45 cv, como também elevamos o torque, e o distribuímos melhor em todas as faixas de rotação”, explicou o especialista britânico.

Um dos pontos mais criticados por alguns dos proprietários do Lancer Evolution X também foi alvo de melhorias: a resposta do câmbio de dupla embreagem na arrancada. “Agora liberamos quantidade de torque muito maior na primeira e segunda marchas, para melhorar a aceleração. Mas esse processo eletrônico foi trabalhoso, pois tivemos que, ao mesmo tempo, tomar cuidado para não diminuir a vida útil das embreagens do câmbio Twin Clutch SST”, comentou o especialista com seu típico sotaque britânico. A preocupação com o componente do câmbio é pertinente, uma vez que, de acordo com a Mitsubishi, somente em função da programação eletrônica, o torque máximo gerado pelo motor saltou dos 37,3 mkgf rpm para nada menos que 48 mkgf de força.

“E mecanicamente, o que mudou?”, indaguei ao especialista. “Absolutamente nada”, foi a resposta de Easton. Sanadas as principais dúvidas, fui para a pista para conferir a diferença de desempenho entre o modelo 2014 e a unidade já com a preparação para 2015 — ambos estavam disponíveis no autódromo, para que os jornalistas pudessem perceber as diferenças por conta própria.

Na pista

Mesmo o autódromo Velo Cittá estando em reforma e com grande parte da sua extensão fora de operação durante o test drive — a Mitsubishi está desenvolvendo melhorias e novas opções de traçado por lá —, foi possível notar com facilidade a diferença do desempenho entre o Lancer EVO X 2015 e o 2014. Verdade seja dita, o desempenho do sedã nunca decepcionou. Mas, agora, o modelo tem uma outra disposição em todas as fases de funcionamento — e não apenas nas retas, onde  a unidade John East ficou muito mais rápida em acelerações partindo das imobilidade ou em retomadas.

Nas saídas de curva e com controle de tração e estabilidade, desativados, a nova programação eletrônica do motor ofereceu respostas muito mais imediatas do acelerador, facilitando notavelmente a condução em alta velocidade, além de manter o equilíbrio desejado da carroceria.

Uma característica que chamou a atenção durante o teste foi que, apesar do rendimento adicional, o sistema de freios, pneus e suspensão mantiveram excelente equilíbrio, comprovando que o conjunto já estava superdimensionado até mesmo para a versão anterior. O único ponto negativo foi o câmbio, que, embora tenha ficado muito mais rápido, superaqueceu após a quinta volta initerrupta. É justo dizer, no entanto, que os esforços imprimidos na caixa de marcha em um autódromo são muito maiores dos que o veículo enfrentará em vias normais, portanto, o proprietário que não levar seu Lancer EVO X a uma prova de Track Day não tem com o que se preocupar.

Embora a posição de dirigir pudesse ser ainda mais aprimorada com a regulagem de profundidade do volante (há apenas a regulagem de altura disponível), o motorista e passageiro ficam muito bem acomodados nos bancos esportivos fornecidos pela Recaro.

Novos detalhes, mesmo pacote

Para se diferencial da edição 2014, o Lancer Evolution X John East ganhou novo aplique vermelho na área interna da grade frontal e rodas escuras. Entre seus principais itens de série estão os bancos revestidos em couro e com sistema de aquecimento, direção hidráulica, ar-condicionado automático, sete airbags, controle de tração e estabilidade, freios ABS, sistema multimídia com GPS, entre outros.

Apenas 90 unidades Lancer Evolution John East serão comercializadas, ao preço de R$ 220.990 cada. As vendas começam em janeiro de 2015. 

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