Utilitário esportivo importado do Japão tem tração integral, motor 2.5 a gasolina e três elétricos
Por: Edison Ragassi, de Campana, Argentina
Fotos: Divulgação
Na Argentina, a Toyota apresentou para a imprensa especializada o SUV RAV4 híbrido. O modelo tem preço sugerido de R$ 165.990 na versão S e 179.990 na opção SX.
O carro é importado do Japão e produzido na plataforma TNGA, a estrutura de construção modular da marca japonesa. Ela é utilizada no Prius, novo Corolla que será lançado este ano no Brasil, e a variação GA-K onde é montado o Camry e o RAV4.
O desenho segue a linha adotada no novo Corolla. A Toyota deixou as linhas clássicas e imprimiu um visual futurista em seus modelos.
Os faróis tem luzes diurnas em Led, elas estão também nas lanternas.
O novo SUV da Toyota ficou mais baixo 10 mm, a largura aumentou 10 mm e a distância entre-eixos foi ampliada em 30 mm.
No interior o painel de instrumentos é digital, mas o motorista pode optar por visual analógico. O multimídia tem sistema de espelhamento através do Mirror Link, porém não é compatível com Android Auto e Apple Carplay.
Equipamentos e acessórios
A versão de entrada S Hybrid traz sete airbags, faróis de LED com ajuste automático de altura, bancos com partes revestidas de couro, nos dianteiros um sistema de ventilação (SVS), já o banco do motorista tem memória para duas posições, regulagem elétrica de seis posições, sistema de áudio com tela de LCD sensível ao toque de 7 polegadas combinando com o painel de instrumentos de TFT 7”, sistema de acionamento e desligamento do motor por botão (Engine Start/Stop Button), sistema de entrada inteligente (Smart Entry System), rodas de liga leve de 18”, controle de climatização digital automático dual-zone com saída para os bancos traseiros e sistema S-flow, freio de estacionamento eletrônico (EPB), função Hold, controle eletrônico de tração (TRC), controle de Assistência de Subida em Rampa (HAC), Sistema de Controle Eletrônico de Estabilidade (VSC) e Controle de Reboque e Oscilação (TSC).
Na opção topo de linha SX Hybrid, além dos itens da versão de entrada, tem o teto solar tipo Wide Moonroof, carregador de celular sem fio ou por indução (Wireless Charger), abertura e fechamento elétrico da tampa do porta-malas com acionamento interno e por sensor de movimento (a tampa abre e fecha ao passar o pé por debaixo do para-choque traseiro), troca das marchas nas aletas ao lado do volante e pacote de segurança ativo Toyota Safety Sense (TSS).
Para a nova geração do SUV híbrido, a empresa oferece seis acessórios: caixa organizadora de porta-malas com três divisórias, compressor de ar 12V digital, kit de segurança para roda de liga leve, refrigerador portátil, suporte para bolsas e suporte para tablets.
Motores e câmbio
Este SUV Toyota tem motor 2.5L DOHC 4 cilindros 16 V movido a gasolina com injeção de combustível direta e indireta e três motores elétricos com bateria de níquel-hidrato metálico II. Segundo a fabricante, mais leve que o anterior.
O câmbio é o novo HEV Transaxle continuamente variável. Ele utiliza um conjunto de engrenagens planetárias, é controlado eletronicamente e trabalha em conjunto com o diferencial.
Este conjunto entrega 222 cv de potência. O torque do motor a combustão é de 22,5 kgfm e 20,6 kgfm dos três elétricos. A tração é integral AWD.
A Toyota divulga que o consumo na cidade é de 12,8 km/l na rodovia e 14,3 km/l na cidade.
Na versão SX a empresa estreia o sistema de segurança Toyota Safety Sense com tecologias semi-autonomas.
São radares e câmeras que detectam possibilidades de colisão e avisam o motorista para frear. Caso isso não ocorra, ele freia o carro automaticamente a partir de 10km/h. Também há alerta de faixa, oscilação, o que pode significar que o motorista está cansado. Já os faróis altos acendem e apagam automaticamente e o cruise control auxilia a manter a velocidade constante, inclusive enxerga o veiculo que vai a frente.
A Toyota oferece 3 anos de garantia para o veículo e 8 anos para os componentes do sistema híbrido, inclusive as baterias.
Durante o evento foi possível dirigir a versão do RAV4 que será comercializada no Brasil a partir de 13 de junho, em uma pista off road leve.
Por dentro o modelo e confortável, com acabamento sensível ao toque no painel, volante de boa empunhadura e instrumentos de fácil visualização.
Ao rodar nas condições de grama terra e lama, o RAV4 mostrou bom desempenho. Tem arranque forte, desenvolve velocidade rapidamente e freia com segurança.
É bom o trabalho feito pela engenharia na calibragem das suspensões, pois oferece conforto tanto para o motorista como o passageiro do banco traseiro. Merece uma avaliação mais apurada, como o leitor do site e Revista Carro está acostumado, ela será feita quando o RAV4 hibrido estiver disponível para testes. Mas a primeira impressão é de ser um SUV muito bem resolvido e que vai dar trabalho para a concorrência de mesmo porte e valor.
*Viagem feita a convite da Toyota.
Realmente é um descaso da Toyota. Ainda há tempo de corrigir esses deslizes da central multimídia e da falta de rebatimento dos retrovisores, amenizando a surpresa e o desgosto dos muitos que se encontram nas listas de espera nas Concessionárias. É só produzir os veículos como os que estão sendo ofertados em outros mercados.
Fiquei surpreso com o descaso da Toyota, um carro desse porte sem detector de ponto cego, sem rebatimento dos espelhos e sem espelhamento de celular. Depois de 18 anos de Toyota estou indo para a Jeep, completo, e no diesel é até mais econômico que esse hibrido
Parece que o pessoal não se importa muito com esses pequenos detalhes porque todas as 500 unidades foram vendidas, causando o aumento do preço há menos de 30 dias do lançamento! (agora ele vale 167.000 e 187.000), e as filas de espera só aumentam. Brasileiro trouxa reclama de carro caro, mas acaba comprando e depois fica reclamando.
Não tem nenhum dos dois sistemas. Só tem espelhamento. Também Fui fazer o test-drive e decidi por NÃO optar por esse modelo: NÃO tem rebatimento de retrovisor, e os faróis de neblina NÃO são em LED; NÃO tem GPS integrado e NEM TV ditigal, e sem falar que a multimídia é super lenta e o som é baixo com aquele famoso sistema de 6 auto-falantes de 20W, sem saída RCA ou auxiliar. Mas parece que o pessoal não se importa muito com esses pequenos detalhes porque todas as 500 unidades foram vendidas, causando o aumento do preço em menos de 30 dias do lançamento! (agora ela vale 167.000 e 187.000), e as filas de espera só aumentam.
Não tem nenhum dos dois sistemas. Só tem espelhamento. Também NÃO tem GPS integrado e NEM TV ditigal, e sem falar que a multimídia é super lenta e o som é baixo com aquele famoso sistema de 6 auto-falantes de 20W, sem saída RCA ou auxiliar. Mas parece que o pessoal não se importa muito com esses pequenos detalhes porque todas as 500 unidades foram vendidas, causando o aumento do preço em menos de 30 dias do lançamento! (agora ela vale 167.000 e 187.000), e as filas de espera só aumentam. Brasileiro trouxa reclama de carro caro, mas acaba comprando e depois fica reclamando.
O modelo tem preço sugerido de R$ 165.990 na versão S e 179.990 na opção SX. A durabilidade ou vida útil da bateria não foi informada.
Não informa o preço e o prazo de duração da bateria. Essa informação é muito importante
Poderia ter uma versão com câmera 360º e outra câmera acoplada ao espelho retrovisor interno,tipo do Chevrolet Bolt, para compensar a coluna lateral traseira que é imensa. Por ser um carro desse porte bem que merecia, mesmo aumentando um pouco mais o seu preço, ja que ele não tem sistema de estacionamento autônomo.sugestão, façam um teste de estacionamento em vagas transversais e laterais
Eu não compro um carro sem car play. Esse mesmo carro eh oferecido nos eua com CarPlay. Até fabricantes nacionais já oferecem o CarPlay como padrão de fábrica. Decepção marketing da Toyota.
Não ele só aceita o Mirror Link. A Toyota negocia com Google e Apple para aderir aos dois sitemas.
Eu deixo de comprar se não tiver grana. A maçã que se…
tem o car play
Pensei a mesma coisa. Eu deixaria de comprar por causa da falta do apple car play.
COMO APRESENTAM UM CARRO DESTE PORTE SEM ANDROID AUTO E APPLE CAR PLAY?