Sedã tem motorização de 601 cv, autonomia de 391 km e custa R$ 759 mil
Viajar com carro elétrico ainda gera muita dúvida aos motoristas uma vez que a infraestrutura de carregamento engatinha no Brasil. Contudo, é possível ter uma boa experiência sabendo acelerar no momento certo para não gastar toda a energia da bateria. Pois bem, foi exatamente isso que a Revista Carro fez ao rodar 362 quilômetros em uma viagem de ida e volta da capital paulista até Maresias, que é um bairro de São Sebastião, com o BMW i5 elétrico, que tem autonomia de 391 km, motorização de 601 cv e preço de R$ 759.950. Ao todo, o sedã consumiu 85% e a velocidade máxima na subida da serra paulista foi de 90 km/h.
Antes de contarmos como foi a viagem, é preciso mencionar alguns aspectos do BMW i5 como o tamanho. O modelo mede 5,06 metros de comprimento, 1,90 metro de largura, 1,51 metro e com 2,99 metros entre-eixos. As rodas são de 20 polegadas com acabamento esportivo, que está presente em todo a carroceria, que tem a coluna “C” caída lembrando um cupê. A dianteira traz a ampla grade bipartida e com componentes do sistema autônomo nível 3 localizado ao centro.
Em relação a tecnologia, que permite ao modelo quase andar sozinho, confere ainda mais conforto ao rodar, uma vez que o controle de cruzeiro adaptativo, controle de tráfego cruzado, sistema que permite manter o carro na pista sem ação do motorista, mas é preciso deixar as mãos no volante.
Já o sistema de entretenimento conta com o conceito Shy Tech, que está instalado na central multimídia de 14,9 polegadas com GPS integrado, porém, utilizar o Android Auto ou Apple CarPlay é mais intuitivo que o sistema de navegação nativo do sedã elétrico. Todavia, para não desviar os olhos da pista é possível controlar a multimídia por gestos ou por voz. O painel de instrumentos é 12,3 polegadas, ganha cores esportivas ou mais “mansa”, além ser de fácil visualização. Claro, os marcadores da autonomia e porcentagem da bateria poderiam ser um pouco maiores. Para quem gosta de barulho a bordo há o sistema de som Bowers & Wilkins de 665 watts, Alexa, entre outras conectividades.
Os bancos, que são confortáveis e abraçam o motorista e passageiro, além de serem elétricos, tem acabamento disponível nas cores Couro Merino Preto, Cooper e Silverstone. Quem vai sentado nos bancos traseiros não vai confortável se for no banco do meio, uma vez que há um túnel central, que segundo a BMW, existe para passar toda a tecnologia das baterias.
Na estrada
Ao sair da avenida Chucri Zaidan, na zona sul de São Paulo, até a Maresias, um bairro de São Sebastião, foi possível testar o BMW i5 de todas as maneiras, começando pelo trânsito paulistano, que não vai atrapalhar na autonomia da bateria. No para e anda da capital foi possível sentir que é preciso saber dosar o pé no acelerador por conta do torque de 820 Nm de torque, fazendo o carro pular na frente de qualquer outro com força. Portanto, se não tiver atenção, pequenos acidentes podem acontecer. A suspensão, que tem um sistema a ar, confere conforto e precisão durante a aceleração. A direção é mole em baixas velocidades facilitando manobras, mas firme em altas velocidades, proporcionando segurança ao motorista.
Já na estrada, o BMW i5 atinge os 100 km/h em apenas 3,8 segundos, o que permite facilmente atingir altas velocidades sem muito esforço. Por isso, é importante dosar o pé no acelerador para não ultrapassar a velocidade permitida da via. A motorização de 601 cv, aliada com torque 820 Nm, permite puxar os 2.205 kg com facilidade.
No entanto, essa força toda do motor, que tem a velocidade limitada eletronicamente de 230 km/h, “bebê” uma boa energia, principalmente, na subida de serra, o que é o contrário da descida, em que chegamos com autonomia de 415 km por conta da regeneração dos freios. Já na volta, com apenas 50% da bateria e um pouco mais de 190 km de trânsito, rapidamente a autonomia caiu para 90 km. Por fim, chegamos no mesmo local de partida com 15% de bateria e um pouco mais de 30 km de autonomia. Claro, para chegar com segurança dosamos o pé ao subir a serra com 90 km/h.
Vale destacar que o BMW i5 tem bateria de 81,2 kWh, que permite rodar 391 km no ciclo PBVE. Segundo a empresa, em uma recarga rápida é possível ir de 10% a 80% em 31 minutos. Já em um wallbox de 22 kW a recarga é feita em 4h.