Lamborghini Huracán STO 2021

Com redução de peso e melhorias aerodinâmicas, superesportivo mantém motor V10 de 640 cv

 

A Lamborghini revelou o Huracán STO, versão especial preparada para correr em pistas e homologada para andar nas ruas – a inspiração vem dos modelos de corrida Huracán Super Trofeo EVO e GT3 EVO. Com visual exclusivo e aperfeiçoamentos aerodinâmicos, o superesportivo chega à Europa no segundo semestre de 2021 por 249.412 euros (sem taxas inclusas), o equivalente a cerca de R$ 1,57 milhão na conversão direta.

O novo Lamborghini combina para-choque, capô e para-lamas em uma única peça, o que a marca chama de “cofango”. O STO traz entradas de ar mais generosas no para-choque, onde o fluxo é direcionado para inéditas saídas de ar no capô e acima dos para-lamas dianteiros. Nos para-lamas traseiros, novas entradas de ar direcionam o fluxo para o motor. O aerofólio traseiro pode ter o ângulo de inclinação ajustado manualmente, ajustando o equilíbrio aerodinâmico de acordo com as condições da pista.

A nova versão traz motor 5.2 V10 aspirado de 640 cv de potência a 8.000 rpm e 57,6 kgfm de torque a 6.500 rpm e tração 100% traseira. Apesar de manter a potência, o torque é menor que as configurações Huracán EVO AWD e Huracán Performante, que têm 61,2 kgfm. A vantagem da STO aparece na melhor relação peso-potência, de apenas 2,09 kg/cv (ante 2,22 kg/cv no EVO AWD e 2,15 kg/cv no Performante).

Para chegar ao peso reduzido de 1.339 kg, a Lamborghini adotou fibra de carbono em 75% dos painéis da carroceria. No para-choque traseiro, a fabricante diz ter aplicado tecnologia aeroespacial para reduzir o volume aplicado de fibra de carbono em 25%. A marca italiana também reduziu o peso do para-brisa em 20% na comparação com o Huracán Performante.

O Huracán STO traz suspensão com ajuste mais rígida, com barras estabilizadoras exclusivas e amortecedores MagneRide 2.0. O câmbio (automatizado de dupla embreagem e 7 marchas) ganhou nova calibração para trocas mais rápidas. Com discos carbocerâmicos (de 390 mm na dianteira e 360 mm na traseira), os freios são capazes de fazer o STO estancar de 100 km/h a 0 km/h em 30 metros.

Mesmo com vantagem na relação peso-potência, o STO não supera outros modelos da linha. Dados de fábrica indicam aceleração de 0 a 100 km/h em 3 segundos e velocidade máxima de 310 km/h no STO – menos ágil e veloz que as versões EVO e Performante, que chegam aos 100 km/h em 2,9 segundos e alcançam os 325 km/h.

Fotos: Divulgação

Share This