A sueca Koenigsegg é conhecida por fazer superesportivos do nível da trinca de ouro McLaren P1, Ferrari LaFerrari e Porsche 918 Spyder (além por ter um nome quase impronunciável). Seu portfólio é composto por Agera R, Re e One:1, dois monstros com 5.0 V-oitão chegando a pulsar mais de 1.360 cv e 100 kgfm de torque sob o capô (isso sem falar no híbrido Regera, com mais de 1.500 cv). Mas só para dar uma variada, a companhia agora mudou seu foco para fazer um “singelo” motor 1.6…com mais de 400 cv!
Segundo o site Carbuzz, Christian von Koenigsegg, construtor fundador da marca, está desenvolvendo o motor menor, de quatro cilindros, para equipar carros mais acessíveis (ou menos insanamento potentes e caros). Apesar de não haver detalhes sobre o propulsor, o construtor garantiu que “os mesmos princípios que usamos para fazer os motores do Agera e o Regera podem ser aplicados no bloco menor”.
“Ao reduzir o diâmetro e alongar o curso do pistão, nós podemos diminuir as perdas de calor. Nós também usamos pistões e bielas forjadas e válvulas de qualidade superior para fazer o motor o mais eficiente possível”, explicou Koenigsegg.
Koenigsegg também lembrou que a marca detém a maior potência específica do mundo com o motor do One:1, cuja potência é de 1.382 cv para um motor 5.0, que resulta em impressionantes 276 cv por litro. Se aplicarmos a mesma relação para um motor 1.6, podemos esperar que o bloco menor gere ao menos 442 cv.
De acordo com a fonte, é mais provável que a Koenigsegg produza estes motores para vendê-los a terceiros em vez de ela mesma desenvolver esportivos menores. A companhia sueca já comercializar algumas de suas tecnologias com outras empresas, como a chinesa Qoros.