Seguindo o planejamento que havia divulgado no ano passado, a Kia Motors do Brasil lançou a nova geração do seu SUV de entrada, o Sportage, no mercado nacional. Totalmente renovado, o modelo – cuja estreia mundial ocorreu na mais recente edição do Salão de Frankfurt – traz visual completamente distinto da versão anterior, com estilo lembra o do Porsche Cayenne, por conta do formato dos faróis e da grade frontal.

Polêmica à parte, o fato é que o SUV transmite maior sensação de requinte e de modernidade, que se confirma ao examinar a parte interna. A versão disponibilizada para esta avaliação, a SX, é a mais sofisticada da linha e possui diversos itens de conveniência, como ar-condicionado automático de duas zonas com saídas para o banco traseiro, chave presencial, partida por botão, acabamento de couro, câmbio automático com acionamento por borboletas e central multimídia com tela sensível ao toque.

Mudanças internas deixaram o carro mais requintado

O melhor é que o modelo também conta com novidades entre os equipamentos de segurança, com destaque para o monitor de ponto cego e o assistente de mudança de faixa, que atuam por meio de câmeras e alertam o condutor, caso outro veículo esteja por perto nas áreas atrás do SUV. Há ainda o alerta de tráfego transversal na traseira, sistema muito útil quando se manobra o carro de ré ao sair de vagas de estacionamento em shoppings, por exemplo.

O conjunto motriz continua o mesmo, ou seja, motor 4-cilindros 2.0 flex, com duplo comando de válvulas e variador de fase na admissão e no escapamento. Devido às exigências da legislação, porém, a potência passou para 167 cv e o torque para 20,2 mkgf (com etanol), redução de 11 cv e 0,8 mkgf em relação ao modelo anterior, respectivamente. De acordo com a fabricante, esse ajuste proporcionou melhor nível de consumo e, consequentemente, de emissões. 
Na pista de testes, o novo Sportage exibiu desempenho elogiável. Para se ter ideia, ele acelerou de 0 a 100 km/h em apenas 10s59, marca muito boa para um SUV. Infelizmente, o consumo não pôde ser aferido, já que a avaliação se limitou ao campo de provas.

O motor é o mesmo, mas teve sua potência reduzida
Em compensação, foi possível constatar que o carro está mais silencioso e confortável ao rodar, graças à adoção de novos materiais no isolamento acústico e à nova suspensão traseira. Na versão avaliada, o novo Kia Sportage custa 
a partir de R$ 134.990.

Nossas medições

Aceleração em segundos
0-40 km/h (m) 2,73 (16,27)
0-60 km/h (m) 4,78 (45,14)
0-80 km/h (m) 7,15 (91,46)
0-100 km/h (m) 10,59 (177,27)
0-120 km/h (m) 14,56 (299,07)
0-140 km/h (m) 20,55 (516,54)
0-160 km/h (m) 29,04 (872,35)
0-180 km/h (m) não atingida
0-200 km/h (m) não atingida
0-400 m (km/h) 17,45 (130,6)
0-1000 m (km/h) 31,88 (163,9)
Retomada
40-100 km/h em Drive 8,32
60-120 km/h em Drive 10,68
80-120 km/h em Drive 7,09

 

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