ZF Superbanner - 13.08-13.11

Exibidas no Salão do Automóvel de São Paulo no ano passado, as novas gerações de Sorento e Grand Carnival foram lançadas no Brasil oficialmente nesta quinta-feira (1º). Equipados com o mesmo motor V6 3.3 a gasolina de 270 cv e 32,4 mkgf, o primeiro tem preço sugerido de R$ 183.900, enquanto a minivan – com capacidade para oito ocupantes – sai por R$ 244.900.

Com 4,78 m de comprimento, 1,89 m de largura e entre-eixos de 2,78 m, o novo Sorento aposta em um consumidor que deseja um veículo maior, capaz de acomodar até sete pessoas, mas que não tem pretensões “aventureiras”, já que o modelo será comercializado apenas na versão 4×2 (ao menos inicialmente). A terceira fileira de bancos é escamoteável e com ela armada, a capacidade do porta-malas é de apenas 142 litros. Com ela rebatida a área disponível para bagagem vai para bons 605 litros. Entre as novidades, destaque para a abertura automática da tampa traseira, que “percebe” a presença da chave e, em poucos segundos, abre o compartimento, sem necessidade de passar a perna sob o para-choque ou executar qualquer outro movimento.

Kia Sorento 2016 parte de R$ 183.900

Ainda falando nos dois bancos adicionais, um detalhe que pode incomodar é que o acesso a eles só pode ser feito pelo lado direito do carro, já que o banco da segunda fileira só pode ser basculado daquele lado. Em compensação, o espaço interno está maior – graças, em parte, ao novo entre-eixos (80 mm maior em relação ao da geração anterior). Ar-condicionado automático de duas zonas, teto solar panorâmico e revestimento com novos materiais e melhor isolamento acústico são algumas atrações na parte interna que melhoraram o conforto ao dirigir.

Ao rodar, além do bom motor V6 de 3,3 litros e 270 cv – que garante desempenho mais que adequado ao modelo – o novo Sorento conta com câmbio automático de seis marchas com opção de trocas sequenciais por meio da alavanca. Entre os equipamentos de segurança, destaque para o controle de estabilidade, faróis com facho adaptativo e alerta de ponto cego, entre outros.

Durante um rápido test-drive feito no interior de São Paulo, o novo Kia Sorento exibiu desempenho adequado, mas sem empolgar. Como o trajeto incluiu apenas vias bem pavimentadas, a ausência da tração integral nem foi percebida, enquanto a suspensão (McPherson na dianteira e multibraço atrás) mostrou eficiência. Da mesma forma, a direção com assistência hidráulica mostrou-se confortável e segura.

De acordo com o presidente da Kia Motors do Brasil, José Luiz Gandini, o novo Sorento deve atingir a marca de 100 unidades vendidas por mês, mesmo com a alta do dólar. Não fosse por isso, o SUV poderia chegar a 250 modelos comercializados por mês.

Minivan Carnival tem capacidade para oito ocupantes

A segunda parte da avaliação foi dedicada à minivan Grand Carnival, que já chama a atenção ao primeiro contato por conta de suas dimensões mais do que generosas. São 5,11 m de comprimento, 1.98 m de largura e 1,74 m de altura, além do entre-eixos de 3,06 m. Com capacidade para transportar até oito ocupantes, o modelo conta com duas portas laterais corrediças, além de verdadeiras poltronas em seu interior.

Exibindo o visual típico dos novos modelos da marca (cujo padrão foi criado pelo presidente a chefe de design da empresa, Peter Schreyer), a minivan exibe um aspecto bastante jovial, ainda mais se tratando de um familiar. Sistema auxiliar de partida em rampa, controles eletrônicos de estabilidade e de tração e assistente de frenagem estão entre os equipamentos de série disponíveis.

Motor que a equipa é o mesmo 3.3 V6 de 270 cv do Sorento

Contando com o mesmo conjunto motriz do Sorento – V6 de 3,3 litros e 270 cv acoplado a uma caixa automática de seis marchas – o novo Carnival mostrou desempenho satisfatório durante a avaliação, embora não tenha rodado em nenhum momento com sua capacidade máxima. Mas a impressão é de que o modelo deve rodar com desenvoltura, mesmo quando carregado com oito pessoas e 359 litros de bagagem. O preço elevado (R$ 244.900), porém, deve atrapalhar as vendas do modelo, embora o seu principal rival no país, o Chrysler Town&Country também custe caro.

Share This