Modelo da Renault é mais barato e mais potente, já Volkswagen é mais econômico e tem uma melhor conectividade
Na guerra entre SUVs compactos há um novato, o Tera. Inclusive, o novo modelo da Volkswagen fez a Fiat anunciar o Pulse 2026, que ainda não teve os preços divulgados. Portanto, não será possível compará-los. Todavia, já é possível comparar com o Renault Kardian Evolution MT, uma vez que também tem motor turbo. Portanto, é válido dizer que o modelo da Renault é mais barato e mais potente, já o modelo da Volkswagen é mais econômico e tem uma melhor conectividade. Claro, aqui será comparado apenas os dados das duas versões. Lembrando, no site da Carro já tem uma avaliação do utilitário esportivo da Renault, enquanto o teste com Tera deve ser divulgado nos próximos dias em nosso site.
Preços e proposta de mercado
Renault Kardian e Volkswagen Tera são duas opções com motor turbo e câmbio manual voltadas ao segmento de entrada. Inclusive, a Volkswagen disse durante o lançamento que o Tera chegou para ser o novo Gol e Fusca em volume de vendas. Por sua vez, o Kardian ainda não pegou nas vendas, visto que teve apenas 7.589 unidades vendidas entre janeiro e abril, ficando distante do Fiat Pulse, que teve 13.090 unidades emplacadas neste ano. Ademais, ambos utilizam motores de 1.0 litro com três cilindros e oferecem versões com foco em eficiência e preço competitivo. O Kardian tem preço de R$ 112.690, enquanto o Tera parte de R$ 116.990. Desta forma, o SUV Renault leva vantagem, pois é R$ 4.300 mais barato do que o Volkswagen.
Motorização e câmbio
O Kardian utiliza o motor 1.0 TCe, que entrega até 125 cv e 22,4 kgfm de torque com etanol. Quando abastecido com gasolina, os números são de 120 cv e 20,4 kgfm. A transmissão é manual de seis marchas. Inclusive, esse motor, que é fabricado pela Horse, já foi desmontado pela Revista O Mecânico. Portanto, leitor, se você quiser saber tudo sobre como desmontar e montar esse conjunto motriz é só clicar neste link.
O Tera, por sua vez, vem equipado com o motor 170 TSI, também 1.0 litro, que entrega até 116 cv e 16,8 kgfm de torque. O câmbio é manual de cinco velocidades. Além do quesito preço, o modelo da Renault leva vantagem na potência.
Consumo urbano e rodoviário
Com gasolina, o Renault Kardian tem consumo declarado de 12,3 km/l em ciclo urbano e 14 km/l em rodoviário e 8,6 km/l e 10,2 km/l, respectivamente, abastecido com etanol. Já o Volkswagen Tera faz 12,9 km/l na cidade e 15 km/l na estrada com o mesmo combustível. Quando abastecido com etanol, o Tera marca 9 km/l na cidade e 10,3 km/l na estrada, o que o torna mais econômico do que o modelo fabricado pela empresa francesa.
Dimensões e porta-malas
O Kardian mede 4,11 metros de comprimento, 1,74 metro de largura, 1,59 metro de altura e tem entre-eixos de 2,60 metros. O porta-malas tem capacidade para 410 litros.
O Tera tem 4,15 metros de comprimento, 1,96 metro de largura, 1,50 metro de altura e 2,56 metros de entre-eixos. O compartimento de bagagem leva até 350 litros. Por ter um porta-malas maior, o Kardian leva vantagem
Equipamentos e itens de série
Ambos os modelos contam com seis airbags e centrais multimídia com espelhamento sem fio. O Kardian traz painel de instrumentos digital de 7 polegadas, central multimídia flutuante de 8 polegadas, Android Auto e Apple CarPlay sem fio, controlador de velocidade, ar-condicionado digital com função automática e filtro de pólen, sensor de temperatura externa, rodas de 16 polegadas e computador de bordo digital.
O Tera amplia a lista com itens como frenagem automática de emergência, controle de tração e estabilidade, detector de fadiga, piloto automático, assistente de partida em rampas, sensor de estacionamento traseiro, retrovisores elétricos, faróis e lanternas em LED, volante com acabamento em couro, banco do motorista com ajuste de altura, coluna de direção com ajustes de altura e profundidade, chave tipo canivete com controle remoto, painel de instrumentos digital de 8 polegadas e multimídia VW Play com tela de 10 polegadas. Neste caso, o Tera é mais equipado. Inclusive, quem procura por um veículo mais conectado tem que optar pelo modelo da Volkswagen.
Conclusão
O comparativo entre Renault Kardian MT e Volkswagen Tera TSI MT mostra propostas técnicas semelhantes no conjunto mecânico, mas com diferenças no conteúdo de série, espaço interno e consumo. O Kardian entrega mais torque e maior volume de porta-malas, enquanto o Tera oferece mais recursos de segurança e tecnologia embarcada. A escolha entre os dois modelos depende da prioridade entre desempenho, economia ou equipamentos. Claro, o fator bolso pode pesar na escolha do Kardian, já o modelo da Volkswagen conta com a tradição de SUVs, que vão bem nas vendas como T-Cross e Nivus, além de ter um motor consagrado no mercado como 1.0 TSI, visto que o conjunto motriz do Kardian foi lançado recentemente.