Kangoo E-Tech: teste da nova geração do furgão elétrico - Foto: Marcos Camargo/Revista Carro

Kangoo E-Tech: teste da nova geração do furgão elétrico – Foto: Marcos Camargo/Revista Carro

 

Por Marcos Camargo

Uma das missões da Renault em uma nova fase no Brasil é mostrar o que a marca tem de melhor na Europa. E como parte dessa ofensiva a marca francesa introduz novidades importantes como o novo furgão Kangoo E-Tech. Ele já era vendido no Brasil a partir de 2013 e agora estreia em nova geração.

Vista Fontral Renault Kangoo E-Tech - Foto: Marcos Camargo/Revista Carro

Vista Fontral Renault Kangoo E-Tech – Foto: Marcos Camargo/Revista Carro

 

O Renault Kangoo E-Tech 2024 é bem maior que a geração antiga medindo agora 4,91m de comprimento, 1,88m de altura, 1,86m de largura, generosos 3,10m de entre-eixos.

Renault Kangoo E-Tech - Foto: Marcos Camargo/Revista Carro

Renault Kangoo E-Tech – Foto: Marcos Camargo/Revista Carro

 

Vista das portas de acesso para carga do Renault Kangoo E-Tech - Foto: Marcos Camargo/Revista Carro

Vista das portas de acesso para carga do Renault Kangoo E-Tech – Foto: Marcos Camargo/Revista Carro

 

Na prática o novo compartimento é mais amplo sendo 11cm mais longo e 11cm mais alto que a geração anterior com 4,3 m3 de volume de carga e 800kg de capacidade com acesso pela porta traseira ou corrediça pelo lado direito que é bem ampla porém leve. São 150kg a mais de capacidade que a geração anterior que levava apenas 650kg. É o suficiente para boa parte das demandas desse tipo de veículo.

Porta traseira de carga Renault Kangoo E-Tech - Foto: Marcos Camargo/Revista Carro

Porta traseira de carga Renault Kangoo E-Tech – Foto: Marcos Camargo/Revista Carro

 

Porta lateral de carga Renault Kangoo E-Tech - Foto: Marcos Camargo/Revista Carro

Porta lateral de carga Renault Kangoo E-Tech – Foto: Marcos Camargo/Revista Carro

 

Motor elétrico com potência de SUV turbo

O Kangoo elétrico tem motor elétrico de 90kw montado sobre o eixo dianteiro e rende 120cv e 25,5kgfm de torque. As baterias tem 45kwh de autonomia no ciclo WLTP é de 300km e no PBEV do Inmetro são 210km. No método SAE a autonomia é de 329km com uma recarga.

Ao longo do nosso teste

Foto: Marcos Camargo/Revista Carro

Foto: Marcos Camargo/Revista Carro

 

No primeiro contato que tivermos com veículo, ainda no lançamento, notamos a facilidade de manobras e o desempenho adequado para acelerações e frenagem na cidade. Ao longo de uma semana Fizemos algumas simulações Com posicionamento de itens dentro do vasto compartimento de carga. Revestido, fornece ainda ancoragem para amarração de cargas como caixas e outros itens para que não se desloquem durante o uso no dia a dia.

A posição de dirigir é bem confortável com painel recuado e bancos ergonômicos. Há itens em comuns em um carro desse perfil como uma boa multimídia e uma ergonomia pensada para um dia inteiro de trabalho com carga e múltiplos destinos para percorrer. O Kangoo elétrico faz tudo isso em silêncio e sem emissões ao preço único de R$ 259,9 mil que compensam pelo reduzido custo por quilômetro rodado e baixa manutenção.

Interior Renault Kangoo E-Tech - Foto: Marcos Camargo/Revista Carro

Interior Renault Kangoo E-Tech – Foto: Marcos Camargo/Revista Carro

 

Kangoo E-Tech elétrico: itens de série
O Kangoo E-Tech vem com itens de conforto como central multimídia 8 polegadas com sensor de estacionamento e câmera de ré, ar condicionado do tipo digital, luzes diurnas e farois de neblina em LED (os farois são halógenos), assistente de partida em rampas, controls de tração e estabilidade.
Entre os concorrentes estão versões elétricas de furgões como o Fiat E-Scudo, Citroën E-Jumpy e da mesma forma o BYD T3.

Share This