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Competidores:

Ford Ka: pode apagar da memória aquele Ka de 2 portas das gerações anteriores. Ele cresceu, está mais espaçoso e traz para a categoria um nível de sofisticação jamais imaginado até o momento. 

Hyundai HB20: Foi pensado para uma nova geração de consumidores e uma tacada certeira da fabricante sul-coreana. Na opção topo de linha com seu 1.0 tricilíndrico, chega nas lojas por R$ 40.900.

Chevrolet Onix
Entre os compactos 1.0 mais modernos, ele é o melhor colocado no ranking de vendas. Possui duas versões com esse tipo de motor. A LT, mais cara, é tabelada em R$ 39.096. 

A Ford sabe o produto que tem nas mãos, tanto que sua meta é ambiciosa: “queremos ser os líderes no segmento dos compactos 1.0”, enfatizou Oswaldo Ramos, gerente-geral de marketing da Ford, quando a nova geração do Ka foi revelada para a imprensa especializada. Pelas qualidades que ele demonstrou em nossa apresentação e no primeiro comparativo envolvendo Nissan March e VW up!, o hatch tem tudo para agradar quem o conhecê-lo nas concessionárias a partir de setembro.

Só que ao analisar as dimensões e a proposta do Ka, fica nítido (inclusive é no que a marca aposta) que ele chega para brigar mesmo é no patamar acima de March e up!. Tendo o Hyundai HB20 como uma de suas principais referências no desenvolvimento de seu projeto, o que é mais do que compreensível uma vez que o HB20 é um dos hatches compactos mais modernos do segmento e virou sucesso de público e crítica, decidimos ver se o aluno é capaz de superar o mestre. 
No acumulado de janeiro a junho deste ano, a Hyundai colocou nas ruas 55.736 unidades do HB20, levando em conta as opções 1.0 e 1.6. Mas o Hyundai não é a única opção para quem quer um hatch da safra mais recente, que ofereça recursos de conectividade mais interessantes e acabamento um pouco melhor em relação aos modelos de entrada.

O Chevrolet Onix foi muito bem aceito pelo mercado desde o lançamento, em outubro de 2012. Nos seis primeiros meses do ano ele foi a escolha de 67.028 consumidores somando as versões 1.0 e 1.4. Um número de respeito. É ao lado de Onix e HB20, portanto, que o Ka precisa mostrar o seu valor.

Como nesse primeiro momento a Ford optou por ceder apenas a versão topo de linha do Ka, a SEL, vamos considerar o mesmo para a dupla rival, no caso o Onix na configuração 1.0 LT e o HB20 1.0 Comfort Style. Antes vale um esclarecimento: como você já deve ter percebido nas imagens, o HB20 fotografado foi uma unidade da série especial comemorativa para a Copa. Com relação ao Comfort Style, ela acrescenta os bancos de couro, rodas de liga leve aro 15” com acabamento diamantado e a central multimídia BlueMediaTV com suporte para TV digital, apenas para citar os principais detalhes.

Começando pelo custo-benefício 

Apresentações feitas, nada mais importante do que começarmos nossa análise pelo preço de cada um dos modelos envolvidos neste comparativo, um item fundamental e fator de decisão na hora da compra entre os carros dessa categoria.

Com o preço do Ka 1.0 SEL mantido de forma certeira abaixo de R$ 40.000, a Ford promete criar uma bela dor de cabeça para a concorrência. Você verá, em seguida, que o hatch oferece muito mais quando levamos em conta as versões topo de linha dos dois oponentes escolhidos para este comparativo. A iniciativa da Ford em trazer recursos como os controles de estabilidade e tração para o segmento – além de inaugurar por aqui o serviço de chamada de emergência – merece destaque pela ousadia.

Além disso, a central multimídia Sync pode não ostentar a desejada tela sensível ao toque no painel, como ocorre com o MyLink do Onix, mas ele não deixa de ser um sistema bem robusto. Ele permite controlar com precisão a execução de músicas do celular por comandos de voz, assim como efetuar e receber ligações, evitando que o motorista precise retirar as mãos do volante.

Quem não desgruda do celular vai gostar de saber que o Sync pode até mesmo ler mensagens de texto para você (desde que o celular ofereça suporte para o recurso), prevenindo o perigo que representa desviar a atenção do trânsito para manipular o telefone móvel.

Além de tudo o que foi citado, completam o bom pacote de itens de série do Ka a direção com assistência elétrica, ar-condicionado, travas e vidros com acionamento elétrico e as rodas de liga leve aro 15”. A crítica vai para a falta dos retrovisores elétricos, um item que não deveria faltar no modelo. Ao menos a Ford disponibiliza uma série de acessórios interessantes para o novo Ka, como o retrovisor interno com câmera de ré integrada e o revestimento interno de couro.

O oposto do Ka SEL 1.0 é o Onix LT 1.0, que deixa muito a desejar quando analisamos o seu preço e tudo o que ele oferece. Sem opcionais a versão chega às concessionárias por R$ 39.096, preço que sobe para R$ 40.496 se você fizer questão do MyLink. O grande problema do Onix é que, em relação a HB20 e Ka, ele custa praticamente o mesmo e fica devendo rodas de liga leve e até mesmo um simples computador de bordo.

Vale citar também que o MyLink não executa muitas das funções presentes no Sync. Para você ativar o navegador na central multimídia do Chevrolet, por exemplo, é necessário comprar um aplicativo compatível com o já instalado no MyLink. Além disso, o Onix não conta com os comandos de áudio e telefone no volante, item oferecido tanto no Ka como no HB20.

O Hyundai é um meio-termo entre Ka e Onix. A versão Comfort Style tem preço similar ao dos rivais e conta com rodas de liga leve (aro 14”, menores que as do Ka) e computador de bordo. Não tem central multimídia (apesar de que é bem provável que a Hyundai passe a oferecer a BlueMedia TV presente na Edição Copa do Mundo), mas seu rádio conta com MP3 player e Bluetooth de série. Apesar de distante do Ka, é um conjunto mais interessante que o do Onix.

Ka e HB20 se aproximam quando o assunto é acabamento interno. Os materias utilizados na cabine foram bem escolhidos, afastando qualquer sensação de simplicidade que poderia se esperar em um compacto 1.0. E quem estiver a bordo do Ford não vai ter muito do que reclamar para se instalar com conforto na cabine: são 21 compartimentos ao todo, entre porta-copos, porta-garrafas, bandeja para celular, dentre outros. Os bancos dianteiros do Ka também merecem elogios pelo bom apoio que oferecem.

O interior do Onix está longe de ser ruim, porém alguns detalhes lhe tiram pontos em sensação de qualidade. Quando você vai fechar alguma das portas dianteiras, por exemplo, a falta de uma manta de isolamento acústico na parte interna da peça deixa escapar um ruído nada agradável. Em uma briga tão acirrada como a protagonizada por esses três modelos, algo assim não deve ocorrer.

Em espaço interno os três modelos se equivalem, com uma leve vantagem para Onix e Ka. Como você pode conferir em nosso quadro de medições, a área livre para os joelhos dos ocupantes do banco traseiro é ótima no Ka, sendo que o comprimento do assento poderia ser um pouco maior. O habitáculo do Chevrolet também oferece uma boa sensação de amplitude e acomoda com conforto 4 adultos. Já o HB20 só fica devendo onde o Ka mais se destaca: mais espaço para as pernas dos passageiros no banco traseiro. Ao menos o Hyundai rebate com o maior porta-malas (confira as fichas técnicas).

Sensações ao volante

É impressionante constatar ao volante de HB20, Onix e Ka como os motores 1.0 evoluíram ao longo dos anos. Se levarmos em conta os 50 cv de um Chevrolet Corsa Wind de 20 anos atrás é admirável analisar a ficha técnica do novo Ka. Com 3 cilindros e comando de válvulas variável tanto para admissão como para escapamento, ele entrega bons 85 cv e 10,7 kgfm de torque. É, com folga, o 1.0 mais eficiente de nosso mercado.

Graças a ele o Ka foi o mais rápido em nossos testes de desempenho e ainda se destaca pelo baixo consumo. Também tricilíndrico — solução que se tornará cada vez mais comum em motores de baixa cilindrada daqui para a frente — o HB20 oferece fôlego bem parecido com o rival da Ford. Além disso, ele mostrou-se tão econômico quanto o Ka utilizando etanol e deixou transparecer um nível de vibração menor que o do concorrente em diferentes faixas de rotação.

O único a adotar a tradicional configuração 4 cilindros, o 1.0 do Onix conta com os mesmos 80 cv do HB20, porém fica devendo no torque máximo: 9,8 kgfm contra 10,2 do Hyundai. O Chevrolet também foi o mais afeito a visitar postos de combustível ao apresentar a pior média PECO.

Único do trio a adotar assistência elétrica para a direção, o Ka prima pelas respostas bem acertadas do conjunto. Sua suspensão também está bem calibrada para nosso piso e ele se destaca pelo comportamento dinâmico bem acertado e equilibrado, similar ao do Hyundai.

Para o HB20 só falta retrabalhar a suspensão traseira. A sensação é que ela precisa de mais curso, situação que se agrava com o carro carregado. Já o Onix compartilha os bons atributos dinâmicos com HB20 e Ka. A rolagem de sua carroceria em curvas, entretanto, poderia ser mais controlada.

Com tudo colocado na balança é fácil verificar como o Ka sobressai frente a Onix e HB20. A equipe da Ford foi muito competente em analisar os rivais e criar um veículo que, além de oferecer mais conteúdo, consegue reunir o que cada concorrente tem de melhor. Ao oferecer equipamentos de segurança raramente encontrados em muitos carros de segmentos superiores, desempenho e espaço interno condizente com sua categoria e acabamento bem cuidado, o Ka supera seus concorrentes com uma facilidade tão grande que desperta o alerta na concorrência: é preciso fazer algo para não dar espaço ao Ford, a nova referência entre os compactos 1.0.

Conclusão

Análise técnica:

1) Ford Ka SEL 1.0: 179 pontos

Pontos positivos: desempenho, espaço interno, projeto moderno, equipamentos

Ele é o produto mais recente a estrear no segmento e entrega o que se espera de um carro nessa condição: mescla os pontos fortes de seus rivais e ainda oferece algo a mais que o destaque. Só que nesse “algo a mais” a Ford se superou. Quando ninguém esperava que alguma marca tomasse a iniciativa nesse segmento, a Ford trouxe para ele recursos importantíssimos, como os controles de estabilidade e tração de série na versão topo de linha do novo Ka. Como era de se esperar, a iniciativa rendeu pontos importantes para o compacto na avaliação de segurança ativa. Mas não é só por isso que o Ka consegue abrir quase 20 pontos de vantagem sobre o terceiro colocado. Ele também oferece o motor mais avançado, o melhor desempenho e ainda consome pouco combustível. Ele também foi melhor que HB20 e Onix no que diz respeito ao nível de ruído, e seus números de frenagem foram excelentes, com destaque para o fading de apenas 1,2 m. O sistema de freios bem modulado e as respostas precisas da direção também agradam. Por fim, o bom acabamento interno, com o uso de materiais que conferem bom aspecto visual, fecha com chave de ouro a vitória do novo Ka.

2) Hyundai HB20 1.0: 167 pontos

Pontos positivos: acabamento, design, motor, porta-malas e qualidade de construção

Quem analisa o Ka percebe como foi nítida a influência do HB20 em seu projeto, algo que nem a própria Ford esconde. Criado para, no mínimo, entregar o mesmo que o Hyundai em termos mecânicos/técnicos, não é de se estranhar que o Ka fique na frente dele neste comparativo. Mesmo assim, o HB20 é um carro de muitas qualidades. Seu motor, ao lado do 1.0 presente no Ka, é um dos mais modernos nessa faixa de cilindrada. Além disso, o HB20 é o que oferece o porta-malas de maior capacidade entre os hatches compactos. Só que, em termos de equipamentos, está muito longe do Ford.

3) Chevrolet Onix 1.0 LT: 160,5 pontos

Pontos positivos: espaço interno, funcionamento do motor mais equilibrado

Não só por oferecer menos equipamentos, o Onix pegou o terceiro lugar porque ficou devendo em vários atributos técnicos. Ele não acompanhou Ka e HB20 em desempenho, suas frenagens também foram piores que as dos rivais e ele foi o mais ruidoso. Falta ao Onix mais esmero com o acabamento, algo que não sentimos a bordo dos dois concorrentes. Dentre os pontos positivos do Onix, ele merece destaque pelo bom aproveitamento da cabine, que entrega bom espaço para os passageiros. Além disso, seu motor 4 cilindros está livre das leves vibrações dos tricilíndricos de Ka e HB20.

Análise de mercado

1) Ford Ka 1.0 SEL: 44,5 pontos

Ao oferecer um pacote de itens de série invejável – e com a grande vantagem de custar até menos que seus rivais – o novo Ka em sua versão SEL é um carro muito competitivo. Outro ponto importante é que a garantia para o modelo agora passa a ser de três anos, deixando-o em sintonia com a concorrência. Como ele só começará a ser vendido em setembro, não conseguimos apurar nossa cesta de peças. O custo de tabela das revisões também não foi divulgado, mas a Ford promete um pós-venda competitivo para o modelo, algo relevante no segmento. Nesse primeiro contato só não nos agradou o preço do seguro cotado de forma independente pela CARRO. Tanto o do Ka como o do HB20 ficaram bem mais caros que o do Onix. De qualquer maneira, é bom citar que a Ford fechou parceria com uma empresa do setor e oferecerá seguro total no valor de R$ 1.595 sem análise de perfil para os interessados. Pelo menos em termos de custo-benefício, o Ka tem tudo para revolucionar muita coisa no mercado.

2) Hyundai HB20 1.0: 43 pontos

O HB20 só não foi o melhor em nossa análise de mercado porque ficou muito difícil bater o Ka SEL em custo-benefício. Contudo, como você pode notar na tabela de preços e custos, ele é um carro que 
não lhe dará dor de cabeça depois da compra. Além de oferecer um prazo bem maior de garantia, ele  apresentou cesta de peças mais barata que a do Onix, além de um gasto com as inspeções periódicas bem menor em comparação com o adotado pela rede Chevrolet. O detalhe que atrapalhou o desempenho do Hyundai foi o preço relativamente alto do seu seguro.

3) Chevrolet Onix 1.0 LT: 39,5 pontos

O que custa alguns pontos para o Onix na análise de mercado é o seu custo-benefício. Ele não é tão equipado como HB20 e Ka e tem praticamente o mesmo preço. O Onix 1.0 LT deve as rodas de liga leve e o computador de bordo de série, isso sem levar em conta que a central multimídia MyLink é opcional e custa R$ 1.400. Quando o Ka estrear, a Chevrolet precisará rever com urgência sua política de preços, uma vez que o cenário ficará bem desfavorável para o Onix. Apesar da desvalorização não tão elevada, o preço das revisões até 30.000 km mostrou-se muito alto para a categoria.

Veredicto: Como você já conferiu no comparativo anterior e na conclusão do Márcio Murta, o novo Ka só não conquistou de vez a nossa redação por algumas falhas pontuais de acabamento, dentre elas a dificuldade para fechar as portas e a tampa do porta-malas. A Ford, por sua vez, destacou que a unidade cedida para nossa avaliação ainda era uma unidade pré-série, por isso vamos acompanhar se esses problemas permanecerão quando o carro for oficialmente lançado em setembro. De qualquer maneira, pelos equipamentos que traz, o bom espaço interno e o motor moderno e eficiente motor, ele é, sem dúvida nenhuma, a opção mais completa entre os hatches compactos 1.0. O HB20, por sua vez, se entregasse o mesmo nível de tecnologia embarcada que o Ka deixaria a disputa mais acirrada. Por fim, o Onix fica em terceiro lugar por contar com um custo-benefício pouco favorável quando comparado com a dupla rival e não surpreender em termos técnicos.

Outras opiniões

Por Mário Sérgio Venditti I Diretor de redação
Gostei muito do Ford Ka 2015. O que mais chama a atenção é o espaço interno, generoso em se tratando de um compacto. Bem que os rivais poderiam repetir esse bom exemplo. O design, que segue a nova identidade da Ford, caiu bem no modelo, deixando-o muito mais moderno.

Por Hector Vieira I Repórter
É uma pena para o Ka apresentar tantas falhas no acabamento, como rebarbas, fios visíveis e peças mal encaixadas. Mesmo assim, é inegável que seu desempenho acima da média, excelente ergonomia para dirigir e tecnologia sob o capô estabelecem um novo patamar para a categoria.

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